Categorias: Política

Deputado do PL apresenta mais um projeto para facilitar a caça em todo o Brasil

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) protocolou na Câmara ontem (5) o Projeto de Lei (PL) 2047/2025, que visa reduzir a interferência do poder público na ação de caçadores que atuam no combate “às espécies exóticas invasoras”.

No projeto de lei, Pollon enaltece a ação dos caçadores e diz que o “trabalho” deles na matança de animais silvestres considerados “invasores” só não é “melhor” por causa da interferência do poder público. Ele também afirma que no Brasil há “ativismo judicial”, termo que ele usa em referência a magistrados que não têm atuação favorável à facilitação da caça.

Pollon também é autor de outro projeto que visa favorecer a caça em todo o país – o Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo (PDL) 4/2025, que tem como objetivo derrubar um decreto presidencial (11.615/2023) que dificulta a caça ao impor um maior controle de armas.

Embora, o deputado cite várias vezes no projeto de lei os javalis, é perceptível que a proposta não se restringe aos javalis, já que ela visa valer para qualquer animal de qualquer espécie silvestre que possa ser considerada invasora.

A proposta também é voltada à anulação de qualquer lei municipal ou estadual que proíbe a caça também de “espécies consideradas invasoras”, conforme o trecho logo abaixo:

“É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios legislar de forma a proibir, restringir ou dificultar o exercício das atividades de controle, manejo e abate de espécies exóticas invasoras autorizadas por esta Lei.”

Enfim, Pollon quer colocar o seu projeto de lei acima de qualquer lei vigente hoje no Brasil que seja impeditiva não apenas da caça como também da facilitação da caça.

Conforme o deputado, a caça deve ser estimulada como meio de proteção ambiental, proteção à agropecuária e à saúde pública. No entanto, assim como outros autores de projetos de lei semelhantes, ele não traz estudos que atestem a validade das justificativas trazidas na proposta. Mesmo as afirmações de “ativismo judicial” não são acompanhadas de provas que confirmem as acusações.

Há partes do projeto de lei em que Marcos Pollon chega a exaltar os caçadores, dizendo que eles “prestam um serviço voluntário de alto valor público” e coloca o “sistema estatal” como o errado da história, por “criminalizá-los em vez de apoiar suas ações”.

Marcos Pollon faz parte da Frente Parlamentar da Agropecuária, que é a bancada que concentra o maior número de projetos e ações que visam favorecer a caça no Brasil, e considerando, claro, os interesses dessa bancada e quem ela representa.

Portanto, ainda que se fale em “trabalho voltado à proteção ambiental” em projetos de lei criados por membros da FPA, essa bancada não é conhecida por sua atuação em defesa do meio ambiente, mas por antagonizar a legislação ambiental – o que evidencia uma contradição quando alguém que faz parte dela tenta se valer de um discurso pró-ambiental.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Leia também:

Deputado do PL cria projeto para favorecer a caça em todo Brasil

Deputada do PL quer livre porte de arma para caçadores

Deputado federal de SC quer facilitação da caça

Faz sentido ser ambientalista e defender a caça para consumo?

Não faz sentido dizer que a caça não prejudica ninguém

Caça é assassinato

Em “Pequeno Grande Homem”, protagonista decide se matar após testemunhar crueldade da caça

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

20 horas ago

É um erro dizer que o veganismo é colonialista

Há pessoas que se opõem ao veganismo que afirmam que o veganismo é colonialista, que…

6 dias ago

Por que veganos não deveriam usar o termo “esquizofrenia moral”

Há anos, li pela primeira vez o termo “esquizofrenia moral” sendo usado por Gary Francione…

7 dias ago

Por que há pessoas desistindo do veganismo

Quando se é vegano e sai uma matéria na grande mídia sobre pessoas que dizem…

1 semana ago

Será que todos os veganos querem o fim da exploração animal?

Se ser vegano é para alguém uma forma de se sentir especial, diferente, isso quer…

2 semanas ago

Por que o discurso ambiental soa tão distante de muitas pessoas

Para pessoas que estão preocupadas com a própria sobrevivência, discursos ambientais podem soar distantes, como…

2 semanas ago