Notícias

Documentário discute budismo e compaixão pelos animais

documentário baseado em entrevistas com 30 líderes espirituais, que abordam a compaixão pelos animais, questões ambientais, espiritualidade e saúde (Fotos: Divulgação)

Dirigido por Charles Satya, “A Tigela de Buda: O Alimento do Sábio” é um documentário baseado em entrevistas com 30 líderes espirituais, que abordam a compaixão pelos animais, questões ambientais, espiritualidade e saúde.

“O documentário apresenta os horrores causados aos seres sencientes e ao nosso meio ambiente devido a problemas provocados pelo ser humano”, enfatiza o documentarista brasileiro que lançará uma versão em inglês e outra em português.

Para a realização do filme, Charles passou quase dois anos viajando pela Ásia e realizando entrevistas no Tibete, China, Índia, Nepal, Tailândia, Malásia e Cingapura; e fez isso com o seu próprio dinheiro, sem apoiadores.

“A Tigela do Buda”, que está em fase de edição, conta com participações do Dalai Lama; Haitao, mestre budista chinês-taiwanês; Maneka Sanjay Gandhi, ministro do parlamento indiano; do monge budista Matthieu Ricard, intérprete do Dalai Lama; e do chefe da seita Kagyu do Tibete e de mais líderes espirituais do Himalaia e de outras partes do mundo.

No filme, Charles sustenta que a humanidade precisa fazer uma transição para uma alimentação mais natural e compassiva, uma dieta baseada em vegetais, e aponta os males que causamos por meio da produção de alimentos e outros produtos de origem animal.

Como o documentário é feito de forma independente, o projeto atualmente está recebendo doações por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Para contribuir, clique aqui. 

Charles Satya também abriu espaço para pessoas dispostas a contribuir voluntariamente  com suas habilidades em edição, produção, tecnologia, marketing e comunicação. Entre em contato pelo e-mail tbbdocumentary@gmail.com.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

1 dia ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

2 dias ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

3 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

4 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

6 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

1 semana ago