Notícias

Foodtech brasileira cria alternativa vegetal idêntica à carne de frango

“Não é um produto para competir no mercado vegano/vegetariano e sim junto aos produtos de carne animal” (Fotos: Divulgação)

A foodtech brasileira The New Butchers criou recentemente uma alternativa vegetal idêntica à carne de frango tratando-se de sabor e textura. O produto livre de soja, glúten, açúcar e transgênicos é parte da proposta da empresa de disputar o mercado que busca conquistar o paladar de quem não se vê abdicando do consumo de alimentos de origem animal.

Além do substituto de frango “The New Chicken”, a New Butchers também está apostando em um hambúrguer vegetal – “The New Burger”. Segundo o empresário Bruno Fonseca, a intenção não é apenas oferecer alternativas, mas sim alternativas saudáveis, que possam agregar mais qualidade em comparação aos alimentos de origem animal.

“Comer carne é algo cultural e nós não precisamos gastar nossa energia tentando mudar um hábito tão enraizado. Só precisamos dar às pessoas suas comidas preferidas, feitas de um jeito novo. O consumidor está aberto a fazer esta troca desde que o produto final não sofra mudanças significativas no sabor com o qual ele está acostumado”, avalia Bruno.

E acrescenta, em referência ao substituto de frango e ao hambúrguer vegetal: “Não é um produto para competir no mercado vegano/vegetariano e sim junto aos produtos de carne animal”. As primeiras pesquisas para o desenvolvimento do “New Chicken” e do “New Burger” começaram em 2018, mas foi este ano que o empresário investiu em equipamentos tecnológicos e em uma fábrica de 950 metros quadrados em São Paulo para dar início à produção.

A prioridade era chegar a um produto que, além do sabor, tivesse a mesma textura fibrosa da carne. “Atingir este objetivo já seria uma grande conquista e teria um peso muito importante do ponto de vista ambiental e de bem-estar animal se levarmos em consideração os impactos causados pela pecuária”, reforça Bruno Fonseca, que optou por priorizar a proteína de ervilha como um dos principais ingredientes.

“Não queremos fazer com que as pessoas migrem para uma nova opção que poderá comprometer a saúde delas a longo prazo. “, ressalta o CEO.  O “New Chicken” e o “New Burger” têm previsão de lançamento para o final de setembro, tanto no varejo quando no foodservice. Nos mercados e empórios o preço sugerido será de R$ 18,50.

 

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

8 horas ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

1 dia ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

2 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

3 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

5 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

6 dias ago