Foodtech brasileira cria alternativa vegetal idêntica à carne de frango

“Não é um produto para competir no mercado vegano/vegetariano e sim junto aos produtos de carne animal” (Fotos: Divulgação)

A foodtech brasileira The New Butchers criou recentemente uma alternativa vegetal idêntica à carne de frango tratando-se de sabor e textura. O produto livre de soja, glúten, açúcar e transgênicos é parte da proposta da empresa de disputar o mercado que busca conquistar o paladar de quem não se vê abdicando do consumo de alimentos de origem animal.

Além do substituto de frango “The New Chicken”, a New Butchers também está apostando em um hambúrguer vegetal – “The New Burger”. Segundo o empresário Bruno Fonseca, a intenção não é apenas oferecer alternativas, mas sim alternativas saudáveis, que possam agregar mais qualidade em comparação aos alimentos de origem animal.

“Comer carne é algo cultural e nós não precisamos gastar nossa energia tentando mudar um hábito tão enraizado. Só precisamos dar às pessoas suas comidas preferidas, feitas de um jeito novo. O consumidor está aberto a fazer esta troca desde que o produto final não sofra mudanças significativas no sabor com o qual ele está acostumado”, avalia Bruno.

E acrescenta, em referência ao substituto de frango e ao hambúrguer vegetal: “Não é um produto para competir no mercado vegano/vegetariano e sim junto aos produtos de carne animal”. As primeiras pesquisas para o desenvolvimento do “New Chicken” e do “New Burger” começaram em 2018, mas foi este ano que o empresário investiu em equipamentos tecnológicos e em uma fábrica de 950 metros quadrados em São Paulo para dar início à produção.

A prioridade era chegar a um produto que, além do sabor, tivesse a mesma textura fibrosa da carne. “Atingir este objetivo já seria uma grande conquista e teria um peso muito importante do ponto de vista ambiental e de bem-estar animal se levarmos em consideração os impactos causados pela pecuária”, reforça Bruno Fonseca, que optou por priorizar a proteína de ervilha como um dos principais ingredientes.

“Não queremos fazer com que as pessoas migrem para uma nova opção que poderá comprometer a saúde delas a longo prazo. “, ressalta o CEO.  O “New Chicken” e o “New Burger” têm previsão de lançamento para o final de setembro, tanto no varejo quando no foodservice. Nos mercados e empórios o preço sugerido será de R$ 18,50.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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