Notícias

Japão terá grande complexo de produção de carnes vegetais

Next Meats é considerada uma das foodtechs mais promissoras da Ásia (Fotos: Divulgação)

Com a crescente demanda por alimentos à base de vegetais, a Next Meats, do Japão, anunciou neste mês de agosto a construção de um grande complexo de produção de carnes vegetais e outras proteínas alternativas.

A foodtech é considerada uma das mais promissoras da Ásia desde que alguns de seus produtos, incluindo uma alternativa ao ovo, se esgotaram um dia após o lançamento.

Com a construção da “Next Factory”, em Niigata, cidade natal de Ryo Shirai, um dos cofundadores, a foodtech diz que um dos objetivos é virar referência em produção sustentável de alimentos. Para isso, o complexo também será construído seguindo normas mais ecológicas, incluindo painéis solares e outras tecnologias sustentáveis.

“Será um centro dedicado a produtos proteicos alternativos e incluirá tudo, desde laboratório de P&D até linha de produção”, informa Shirai, acrescentando que a instalação provavelmente será a primeira do tipo no Japão.

Inauguração em 2022 e redução de custos no varejo

Além da inauguração do complexo prevista para 2022, a foodtech revelou que recentemente assinou um acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento com a Universidade de Tecnologia de Nagaoka. O objetivo é estudar epigenética e suas novas aplicações no desenvolvimento de alternativas à carne.

A jornada da Next Meats teve início em 2017, mas a empresa foi fundada em Tóquio somente em junho de 2020. Em apenas um ano, seus produtos já são comercializados em nove países. Sua meta é até 2050 criar alternativas para todas as carnes mais consumidas.

Um dos diferenciais da Next Meats é a criação de análogos à carnes associados à tradição alimentar japonesa. A marca também já lançou o Next Egg 1.0, um ovo vegetal que é um deus produtos mais vendidos.

Os fundadores Ryo Shirai e Hideyuki Sasaki revelaram por meio de um comunicado que pretendem estabilizar ainda mais a cadeia de abastecimento global dos produtos da Next Meats, e ao mesmo tempo em que reduzem os custos de varejo e fortalecem a área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Gosta do nosso trabalho com a Vegazeta? Colabore conosco realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

Uma vaca explorada já não consegue se levantar

Uma vaca já não consegue se levantar enquanto o que chamam de “sobra de leite”…

2 horas ago

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais?

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais? Hoje muito do que é discutido sobre…

1 dia ago

No século 19, ovelhas eram arrastadas para abrir passagem entre o fogo

No século 19, durante os incêndios nos Pampas, ovelhas eram laçadas e arrastadas para abrir…

2 dias ago

Quando testemunhei um homem pelando um porco

Há algum tempo, enquanto eu visitava uma horta, um homem na propriedade rural vizinha usava…

3 dias ago

É um equívoco dizer que um animal é de laboratório

O que é um “chimpanzé de laboratório”? E um “rato de laboratório”? Ao me deparar…

4 dias ago

O problema para o animal está em ser escolhido para ser morto

Se alguém é escolhido para ser morto, o que importa é como será morto e…

5 dias ago