Notícias

Mercado de leites vegetais deve registrar maior período de crescimento até 2026

“A indústria de leite vegetal tem visto um interesse crescente nos últimos anos, à medida que os consumidores procuram cada vez mais opções sem lactose e sem laticínios” (Foto: Shutterstock)

Uma pesquisa divulgada neste início de novembro pela Global Market Insights aponta que o mercado global de leites vegetais deve registrar o maior período de crescimento até 2026 – chegando a uma receita equivalente a mais de R$ 120 bilhões.

O relatório aponta o crescimento da população vegana como um fator de grande favorecimento, mas também destaca outras causas como maior diversificação da indústria alimentícia e intolerância à lactose e alergia ao leite, além do aumento do número de consumidores buscando outras opções associadas aos benefícios das bebidas à base de vegetais.

“A indústria de leite vegetal tem visto um interesse crescente nos últimos anos, à medida que os consumidores procuram cada vez mais opções sem lactose e sem laticínios”, reforça a pesquisa.

O que também está crescendo é o desenvolvimento e oferta de alimentos orgânicos nesse contexto global. “Leite de coco e leite de arroz estão se tornando alternativas perfeitas para o leite de vaca, impulsionando assim a demanda geral do mercado.”

A previsão é de que os leites vegetais comercializados em embalagens cartonadas tenham uma taxa de crescimento anual composta de 13% até 2026. “Isso [também] devido à facilidade de manuseio, armazenamento, transporte e uso, juntamente com os benefícios ambientais.”

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

4 dias ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

2 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

3 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

4 semanas ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

1 mês ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

2 meses ago