Categorias: NotíciasSaúde

Segundo estudo, dieta vegetariana é saudável para crianças

Foto: Getty

Realizado por pesquisadores do St. Michael’s Hospital (Unity Health Toronto), do Canadá, e publicado ontem (2) no periódico Pediatrics, um estudo com quase nove mil crianças revelou que aquelas que têm uma dieta vegetariana não levam desvantagem em relação à nutrição e desenvolvimento.

Porém, ressalta que é importante que em crianças que apresentam baixo peso seja dada mais atenção na dieta à escolha de alimentos que forneçam mais e melhores nutrientes.

O resultado reforça as diretrizes do Guia Alimentar do Canadá, que desde 2019 insta a população a consumir proteínas de origem vegetal – como leguminosas e tofu em vez de carne.

“Nos últimos 20 anos, vimos uma crescente popularidade das dietas à base de vegetais e um ambiente alimentar em mudança com mais acesso a alternativas à base de vegetais, no entanto, não vimos pesquisas sobre os resultados nutricionais de crianças seguindo dietas vegetarianas no Canadá”, disse Jonathon Maguire, principal autor do estudo e pediatra do St. Michael’s Hospital (Unity Health Toronto).

“O estudo demonstra que as crianças canadenses que seguem dietas vegetarianas tiveram crescimento e medidas bioquímicas de nutrição semelhantes em comparação com crianças que consomem dietas não vegetarianas. A dieta vegetariana foi associada a maiores chances de baixo peso, ressaltando a necessidade de um cuidadoso planejamento alimentar ao considerar dietas vegetarianas.”

O estudo avaliou 8.907 crianças de seis meses a oito anos. Elas são participantes do estudo de coorte TARGet Kids! e os dados foram coletados entre 2008 e 2019. Os pesquisadores descobriram que as crianças que seguem uma dieta vegetariana têm índice de massa corporal médio (IMC), altura, ferro, vitamina D e níveis de colesterol semelhantes em comparação com aqueles que consumiam carne.

Embora os resultados enfatizem que crianças com uma dieta vegetariana podem ter mais facilidade de apresentar baixo peso, o que exige atenção, por outro lado, não há evidência de associação com sobrepeso ou obesidade.

“Padrões alimentares à base de vegetais são reconhecidos como padrões de alimentação saudável devido ao aumento da ingestão de frutas, vegetais, fibras, grãos integrais e redução da gorduras saturadas; entretanto, poucos estudos avaliaram o impacto das dietas vegetarianas no crescimento infantil e no estado nutricional. As dietas vegetarianas parecem apropriadas para a maioria das crianças”, disse Maguire, que também é cientista do MAP Center for Urban Health Solutions no St. Michael’s Hospital.

Os pesquisadores frisam que as dietas vegetarianas vêm em muitas formas e a qualidade da dieta individual pode ser muito importante para o crescimento e os resultados nutricionais. Os autores dizem ainda que mais pesquisas são necessárias para examinar a qualidade das dietas vegetarianas na infância.

O estudo foi financiado pelo Canadian Institutes of Health Research (CIHR), St. Michael’s Hospital Foundation e SickKids Foundation.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

A vaca como “escrava do homem”

Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…

23 horas ago

Por que não ter empatia por outros animais?

No filme “American Honey”, de Andrea Arnold, Star (Sasha Lane) pega carona com um caminhoneiro…

6 dias ago

Comer animais é cobri-los para não reconhecê-los

No livro “Suicídios Exemplares”, Enrique Vila-Matas apresenta um jogador de futebol que fala sobre o…

1 semana ago

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

1 semana ago

É um erro dizer que o veganismo é colonialista

Há pessoas que se opõem ao veganismo que afirmam que o veganismo é colonialista, que…

2 semanas ago

Por que veganos não deveriam usar o termo “esquizofrenia moral”

Há anos, li pela primeira vez o termo “esquizofrenia moral” sendo usado por Gary Francione…

2 semanas ago