Segundo estudo, dieta vegetariana é saudável para crianças

Foto: Getty

Realizado por pesquisadores do St. Michael’s Hospital (Unity Health Toronto), do Canadá, e publicado ontem (2) no periódico Pediatrics, um estudo com quase nove mil crianças revelou que aquelas que têm uma dieta vegetariana não levam desvantagem em relação à nutrição e desenvolvimento.

Porém, ressalta que é importante que em crianças que apresentam baixo peso seja dada mais atenção na dieta à escolha de alimentos que forneçam mais e melhores nutrientes.

O resultado reforça as diretrizes do Guia Alimentar do Canadá, que desde 2019 insta a população a consumir proteínas de origem vegetal – como leguminosas e tofu em vez de carne.

“Nos últimos 20 anos, vimos uma crescente popularidade das dietas à base de vegetais e um ambiente alimentar em mudança com mais acesso a alternativas à base de vegetais, no entanto, não vimos pesquisas sobre os resultados nutricionais de crianças seguindo dietas vegetarianas no Canadá”, disse Jonathon Maguire, principal autor do estudo e pediatra do St. Michael’s Hospital (Unity Health Toronto).

“O estudo demonstra que as crianças canadenses que seguem dietas vegetarianas tiveram crescimento e medidas bioquímicas de nutrição semelhantes em comparação com crianças que consomem dietas não vegetarianas. A dieta vegetariana foi associada a maiores chances de baixo peso, ressaltando a necessidade de um cuidadoso planejamento alimentar ao considerar dietas vegetarianas.”

O estudo avaliou 8.907 crianças de seis meses a oito anos. Elas são participantes do estudo de coorte TARGet Kids! e os dados foram coletados entre 2008 e 2019. Os pesquisadores descobriram que as crianças que seguem uma dieta vegetariana têm índice de massa corporal médio (IMC), altura, ferro, vitamina D e níveis de colesterol semelhantes em comparação com aqueles que consumiam carne.

Embora os resultados enfatizem que crianças com uma dieta vegetariana podem ter mais facilidade de apresentar baixo peso, o que exige atenção, por outro lado, não há evidência de associação com sobrepeso ou obesidade.

“Padrões alimentares à base de vegetais são reconhecidos como padrões de alimentação saudável devido ao aumento da ingestão de frutas, vegetais, fibras, grãos integrais e redução da gorduras saturadas; entretanto, poucos estudos avaliaram o impacto das dietas vegetarianas no crescimento infantil e no estado nutricional. As dietas vegetarianas parecem apropriadas para a maioria das crianças”, disse Maguire, que também é cientista do MAP Center for Urban Health Solutions no St. Michael’s Hospital.

Os pesquisadores frisam que as dietas vegetarianas vêm em muitas formas e a qualidade da dieta individual pode ser muito importante para o crescimento e os resultados nutricionais. Os autores dizem ainda que mais pesquisas são necessárias para examinar a qualidade das dietas vegetarianas na infância.

O estudo foi financiado pelo Canadian Institutes of Health Research (CIHR), St. Michael’s Hospital Foundation e SickKids Foundation.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *