Às vésperas de completar um ano de fundação, o Laguna SAF, o primeiro clube de futebol vegano do Brasil, aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o dirigente do Laguna SAF, o ex-atleta Gustavo Nabinger, a iniciativa confirma o compromisso do clube em colaborar com diretrizes focadas no desenvolvimento sustentável no país e no mundo.
“Ser membro do Pacto Global diz mais respeito ao que o Laguna pode ajudar a melhorar no planeta e na sociedade. Reforçar essas diretrizes por meio do esporte também é uma forma de garantir que o clube siga evoluindo nos compromissos de sustentabilidade, governança e comunidade”, destaca o dirigente que também é o treinador do clube potiguar, atualmente na segunda divisão.
De acordo com Nabinger, mesmo que o clube ainda seja muito jovem no cenário esportivo brasileiro, tem tomado decisões para reforçar o seu papel e propósito como uma iniciativa de impacto socioambiental. O Laguna é a terceira equipe do futebol nacional a aderir ao Pacto Global, que também já foi assinado por Coritiba e São Paulo.
“Estamos caminhando e buscando cumprir a nossa vocação, de forma a fazer parte de uma rede de empresas que podem trocar experiências e know-how quanto às questões socioambientais do planeta”, explica o presidente do clube, Rafael Eschiavi.
Além do Pacto Global da ONU, o Laguna também é membro da Civi-co, um hub de negócios de impacto socioambiental, parceiro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e de uma ONG local, a Pipa Limpa, no Rio Grande do Norte.
“Essas colaborações contribuem diretamente para a conscientização e formação dos atletas e funcionários, com palestras, informações e ações culturais, bem como ações implementadas no dia a dia da operação do clube”, complementa Eschiavi.
Do plano criado pela ONU, Gustavo Nabinger e Rafael Eschiavi citam que o Laguna já possui no próprio estatuto pelo menos cinco dos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pré-estabelecidos: saúde e bem-estar, trabalho decente e desenvolvimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, parcerias e meios e implementação.
O clube também planeja anunciar em breve uma parceria com uma ONG internacional.
Saiba Mais
O Pacto Global da ONU é uma rede que hoje tem mais de 1,5 mil membros.
Uma resposta
Esses merecem destaque. Além da audácia da proposta, eles vestem Rosa, desafiando a masculinidade do esporte, tornando o futebol mais alegre e sem preconceito.
A bandeira vegana trata disso mesmo, respeita e a vida, seja qual for a forma que ela se manifeste.