Secretaria de Meio Ambiente autoriza abate de capivaras em Itatiba (SP)

Vale lembrar que a capivara foi escolhida como mascote da Copa América, que termina no dia 7 de julho (Foto: Reprodução)

O condomínio residencial Ville de Charmonix, em Itatiba (SP), foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente a abater capivaras após a morte de um morador em decorrência de febre maculosa em 2018.

Até ontem, 20 capivaras, incluindo filhotes, foram mortas, e o número deve subir para pelo menos 40 nos próximos dias. A justificativa é que o animal é hospedeiro do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa por meio da bactéria rickettsia.

No entanto, nem todo mundo está concordando com a medida. Alguns moradores do condomínio e ambientalistas defenderam que essa não é a solução ideal, inclusive o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) já foi acionado e está pedindo mais informações sobre a situação.

Uma empresa de consultoria ambiental foi contratada para realizar o abate dos animais, que são atraídos por pedaços de cana-de-açúcar e banana. O síndico do condomínio, José Augusto da Silva, disse que tentaram conseguir autorização para migrar os animais para outro local e castrá-los, mas o pedido foi negado pelos órgãos ambientais.

Vale lembrar que a capivara foi escolhida como mascote da Copa América, que termina no dia 7 de julho.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *