Documentário defende que pecuária está destruindo o planeta

Na obra provocativa, Monbiot aponta que a maioria da população tem negligenciado o impacto da agropecuária (Foto: Divulgação/Channel 4)

Produzido e veiculado pela rede de TV britânica Channel 4, o documentário “Apocalypse Cow” se junta a outros que defendem que a agropecuária está destruindo o planeta.

Apresentado pelo ambientalista George Monbiot, a obra provocativa aponta que a maioria da população tem negligenciado um fato importante – que é como o consumo de alimentos de origem animal pode nos levar a um desastre global, considerando o impacto negativo da cadeia da agropecuária no planeta.

No documentário, Monbiot visita pecuaristas que estão migrando para atividades que não envolvam criação ou abate de animais, discute a produção de carne artificial, conhece uma fábrica na Finlândia que está produzindo alimentos a partir de bactérias e água e sugere soluções para acabarmos com o mau e indiscriminado uso da terra motivado pela pecuária.

Desde que o documentário foi lançado na quarta-feira (8), a emissora e o ambientalista tem recebido críticas de pecuaristas que veem a abordagem como uma ameaça aos seus negócios.

Cada vez mais em evidência na mídia britânica, o assunto também é tema do documentário “Meat: A Threat to Our Planet?” ou “Carne: Uma Ameaça ao Nosso Planeta?”, lançado pela BBC em novembro, que aborda o impacto da produção e do consumo de carne no mundo.

A apresentadora e bióloga Liz Bonnin também vem ao Brasil, lar do maior rebanho bovino do mundo. Na Amazônia, ela descobre que 20% da floresta foi destruída e que a pecuária é a principal causa desse desmatamento. “Agora estamos perdendo dois campos de futebol por minuto e devastando a vida selvagem da região.”

O documentário destaca também que a carne afeta a vida nos oceanos, já que em países como a África do Sul, anchovas e sardinhas são capturadas e transformadas em farinha para alimentar o gado. “Essa crise ambiental é suficiente para impedir o mundo de comer carne? “

Quando Liz testemunha uma galinha sendo morta para o jantar, ela se força a reavaliar sua própria atitude em relação à carne e questiona o que todos podemos fazer para salvar o planeta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *