Deputado Fábio Mitidieri está empenhado em garantir aprovação de PL que eleva vaquejada a esporte

Ainda que a vaquejada seja baseada em puxar violentamente o rabo de um animal, Mitidieri argumenta que a prática gera empregos e está em conformidade com o “bem-estar animal” (Fotos: Acervo Câmara/Acervo JB)

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) está empenhado em garantir a aprovação do Projeto de Lei 2452/2011, de Efraim Filho (DEM-PB), que eleva a vaquejada a atividade desportiva formal.

Este mês, Mitidieri apresentou parecer favorável ao PL como relator da proposta na Comissão de Esporte, argumentando que a atividade gera empregos e está em conformidade com o “bem-estar animal”, ainda que a vaquejada seja baseada em puxar violentamente o rabo de um bovino.

“Relativo ao local de descanso e translado dos bovinos, as acomodações são adequadas e os transportes apropriados, e, com relação aos cuidados com a saúde, utilizam-se protetores nas áreas que são sensíveis a lesões”, alega.

Na sexta-feira (28), após confirmação de uma audiência pública solicitada pelo deputado Fred Costa (Patriota-MG), e que visa debater o PL 2452/2011 apresentando a perspectiva de quem reconhece a prática como em oposição ao bem-estar animal, Mitidieri decidiu chamar alguns convidados com a intenção de garantir que a audiência não dificulte o avanço do PL da vaquejada – o que pode ser confirmado por meio do Requerimento 35/2021.

Mitideri é a favor de reconhecer peões como atletas 

É importante lembrar que Mitidieri é o relator que na Comissão de Esporte apresentou em abril um parecer favorável ao PL 7624/2017, do ex-deputado Milton Monti (PR-SP), que visa classificar o rodeio como esporte e peões de rodeio como atletas.

Mitidieri tem classificado essas propostas que utilizam animais como entretenimento como “um oportuno aperfeiçoamento da legislação em benefício da sociedade boiadeira”.

“A preparação dos peões para enfrentar o touro da arena se equipara à de qualquer atleta de esporte de alto desempenho como atletismo, futebol, canoagem entre outros. Há ainda o risco à integridade física no duelo estabelecido com um animal de grande porte”, comentou Fábio Mitidieri em apoio ao PL 7624/2017.

Já sobre o PL da vaquejada – 2452/2011 – ele também sustenta:

“Hoje, existem dezenas de parques de vaquejada no Nordeste. Vaqueiros de todo o país se reúnem para competirem pelas glórias e pelos prêmios, que são cada vez mais atrativos.”

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei que eleva a vaquejada a esporte.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei que reconhece o rodeio como esporte e peões como atletas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *