Queijo também gera grande impacto ambiental

Foto: Önder Örtel/Pixabay

De acordo com uma pesquisa conduzida e divulgada no final de maio pela consultoria de sustentabilidade Quantis, a maioria dos consumidores desconhece o impacto ambiental do queijo.

Isso é considerado um problema porque os laticínios estão entre as principais causas das emissões de gases de efeito estufa a partir do sistema alimentar – como o grande volume de metano gerado pela produção leiteira, que tem uma eficiência de aquecimento 25 vezes maior que o dióxido de carbono (CO2).

Segundo a Quantis, queijos como muçarela, cheddar, parmesão e feta geram entre 6,4 a 13,4 quilos de dióxido de carbono equivalente no processo de produção de cada quilo. Por outro lado, queijos vegetais geram bem menos CO2e.

A pesquisa também revela que embora esteja crescendo o número de consumidores interessados em informações sobre o impacto ambiental dos alimentos, é comum a falta de entendimento sobre como as emissões de gases de efeito estufa e o sistema alimentar estão relacionados.

“Há um claro interesse do público por mais informações sobre o que comemos e como isso afeta o planeta, mas o impacto ambiental dos queijos geralmente passa despercebido”, avalia a diretora de sustentabilidade do grupo global Upfield, Sally Smith.

Segundo a pesquisa, o Fórum Econômico Mundial já citou o queijo lácteo como um dos maiores geradores de gases de efeito estufa, logo depois da carne bovina e ovina, colocando-o à frente da carne de porco, frango e ovos.

“Estudos mostram que o que comemos pode reduzir nosso impacto em nosso planeta – como fazer uma simples troca de queijos lácteos por queijos vegetais.”

Segundo Sally, com o crescimento da oferta de alternativas aos queijos as pessoas têm mais opções para mudarem seus hábitos alimentares.

“Isso significa que as pessoas podem fazer a mudança com o mínimo esforço, sem sacrificar o que gostam de comer e preparar.”

Em 2018, uma pesquisa liderada pelo cientista britânico Joseph Poore, da Universidade de Oxford, e publicada na revista Science analisou dados de 40 mil fazendas que produzem 40 produtos agrícolas em 119 países.

Ele concluiu que a produção de um copo de leite de vaca, por exemplo, gera até três vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que a produção de um copo de leite de origem vegetal.

Saiba Mais

A pesquisa da Quantis também destaca como importante que a pegada de carbono seja incluída no rótulo dos produtos alimentícios.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *