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Alimentos à base de plantas ganham força no Oriente Médio

“São produtos que trazem um elemento de ‘bem social’ porque são alimentos de melhor qualidade e com menor pegada de carbono” (Foto/Acervo: Pinza)

Alimentos à base de plantas ganham força no Oriente Médio. Esta afirmação foi feita na semana passada ao Arabian Business pelo príncipe saudita Khaled bin Alwaleed bin Talal al Saud, fundador e CEO da KBW Ventures, que investe em iniciativas voltada a esse mercado – como a Beyond Meat e a Plant Power Fast Food, sediadas na Califórnia.

“Os benefícios, incluindo a qualidade dos alimentos à base de plantas em termos de mudança climática, estão sendo discutidos com muito mais frequência agora na mídia [também do Oriente Médio] e nos canais de mídia social”, disse ao Arabian Business.

O príncipe Khaled aponta que a região demorou para voltar sua atenção para os alimentos sem ingredientes de origem animal, mas hoje, segundo ele, são produtos que trazem um elemento de “bem social” porque são alimentos de melhor qualidade e com menor pegada de carbono.

“Agora essas startups [que investem em opções à base de plantas] são reconhecidas como empreendimentos lucrativos”, acrescentou o investidor, que se uniu ao chef Matthew Kenney para criar o Folia, um menu de alimentos à base de plantas lançado em 2018.

O que também fez com que esses produtos demorassem um pouco para conquistar espaço no Oriente Médio é que as informações sobre o assunto foram disponibilizadas tardiamente em árabe, embora agora o interesse seja bem significativo.

Para o príncipe Khaled, que está abrindo restaurantes livre de alimentos de origem animal no mundo árabe, o sucesso dos produtos à base de plantas depende em grande parte da educação e da disponibilidade de informações para consumidores e potenciais consumidores.

“Muitas pessoas me questionaram sobre o que eu estava falando nos primeiros dias, quando eu colocava uma postagem em mídia social sobre darmos atenção a um estilo de vida baseado em plantas”, ressaltou e complementou que hoje o futuro desses alimentos no Oriente Médio é bastante promissor.

“Estamos vendo uma crescente demanda no Oriente Médio”

O interesse por proteínas de origem vegetal está muito além da América do Norte e da Europa. Mais uma prova disso é que o investidor Tony Rastelli, da Rastelli Foods, decidiu investir o equivalente a quase R$ 45 milhões para distribuir os hambúrgueres vegetais da Mountain Foods por todo o Oriente Médio.

“Estamos vendo uma crescente demanda por substitutos de carne no Oriente Médio, e o veggie burger da Moving Mountains realmente tem cheiro e gosto de carne, mas é completamente baseado em vegetais. É a melhor alternativa à carne que já experimentei”, justificou em um comunicado enviado à imprensa.

O carro-chefe da Moving Mountains é o B12 Burger, que desde o ano passado tem se popularizado no Reino Unido, onde é comercializado em mais de 400 pubs. “Estou confiante de que os consumidores da região vão adorar”, avalia Rastelli. O B12 Burger tem 18 gramas de proteínas por porção.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

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