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Behind promete o hambúrguer mais saudável que imita carne

No novo hambúrguer, a Behind substituiu a proteína de soja pela proteína de ervilha (Foto: Divulgação/Behind Food)

 Com previsão de lançamento para o próximo dia 23, o Novo Behind Burger, da Behind the Foods, promete se afastar das versões de hambúrgueres à base de vegetais que imitam carne e que já chegaram ou estão chegando ao mercado.

O motivo? A preocupação agora, segundo o CEO Leandro Mendes, não é apenas atrair o consumidor a partir de predicados como textura e sabor, mas também oferecer um produto com bons nutrientes, que não seja prejudicial à saúde.

Em entrevista à VEGAZETA, Leandro informa que a marca está se refazendo desde 2019 com a intenção de conciliar sabor e saúde para dialogar com o seu principal público, que são os jovens da geração Z.

Fugindo ao padrão dos texturizados

Uma das mudanças substanciais em relação à primeira versão do Behind Burger é que a marca substituiu a proteína de soja pela proteína de ervilha. “A ervilha não é monocultura, tem certificações de não transgênicos de órgãos internacionais confiáveis e tem uma carga de proteína bacana”, explica.

O CEO adianta que as três camadas de textura do velho Behind foram mantidas, mas passaram por um processo de evolução que foge ao padrão dos texturizados que o mercado de hambúrgueres à base de vegetais mais entrega hoje.

“O mercado está crescendo e cada vez mais encontramos novas ‘receitas de bolo’: texturizados de baixa qualidade, aroma artificial, excesso de gordura, transgênicos, glúten, entre outros ‘piorantes’”, critica e acrescenta que a Behind aposta em produtos que vão na contramão dessas convenientes facilidades que não agregam qualidade.

“Ideia é ser um alimento leve”

Leandro Mendes revela que a nova fórmula traz carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas, além de proteínas e baixo teor de sódio. “A ideia dos novos valores nutricionais é ser um alimento leve, que não pesa e não engorda.”

As mudanças também não devem significar mais custos para o consumidor. “Conseguimos fazer mágica e manter o mesmo preço. Nosso hambúrguer deve custar por volta de R$ 6 a unidade. Não seremos o mais barato, mas estamos entregando um alimento de qualidade”, garante.

No momento, o foco da Behind the Foods é o hambúrguer, que também traz fibra de fruta e batata em sua nova fórmula. A intenção é heterogeneizar a textura e incentivar novas culturas de cultivo. “Essa fibra é extremamente benéfica à saúde e contém vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio”, frisa.

“Poderíamos ter feito algo básico”

Já a batata cumpre o papel de melhorar a textura, mimetizando o tecido conjuntivo de origem animal sem aumentar o número de calorias. Amido e gordura de palma de fonte sustentável com certificação RSPO, que visa a preservação da vegetação nativa e o habitat dos animais, também entram na composição – formando o mix que dá liga ao produto.

“Poderíamos ter feito algo básico com texturizado de soja, aroma com gosto artificial, muita gordura para deixar ‘suculento’, retrogosto de vegetal industrializado – com certeza teríamos um produto mais barato e mais fácil de fazer. Escolhemos o caminho mais difícil, com novas texturas desenvolvidas por nós.”

“Garantir um produto com baixa gordura é um desafio”

A responsável pela textura do novo produto da Behind é a sócia de Leandro Mendes, a bioquímica e diretora de operações Malu Mendes, que tem especialização em microbiologia de plantas. “Garantir um produto com baixa gordura é um desafio. Por isso, temos mimetizador de gordura à base de água”, complementa.

Apostando na premissa do “sabor confundível” em comparação aos produtos à base de carne no mercado, mas prometendo zero impacto negativo para a saúde, a Behind Food lança o seu primeiro lote de hambúrgueres no mercado paulista no dia 23 deste mês. Depois o abastecimento será feito por algumas das principais distribuidoras do estado. “Informaremos em breve quais serão os pontos de venda”, diz o CEO Leandro Mendes.

Saiba Mais

A Behind Food (ex-Behind the Foods), iniciou suas operações em São Paulo (SP) em 2018.

A marca criou a chamada tecnologia (PT3-Tech), que replica tecidos da carne animal (muscular, lipídico e conjuntivo) com o uso de tecidos vegetais que visam favorecer a experiência de mastigação – mas sem deixar sabor residual de vegetais, segundo a Behind.

Leandro Mendes e Malu Mendes, CEO e COO da Behind Food (Foto: Divulgação)
David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

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