Britânicos estão trocando leite de vaca por leite de aveia

Uma das marcas que têm se beneficiado com esse boom é a sueca Oatly, que vendeu 90% mais leite de aveia em 2018 (Foto: Divulgação)

De acordo com um relatório publicado no último dia 19 (sexta-feira) pela empresa de pesquisa de mercado Mintel, os britânicos estão trocando o leite de vaca pelo leite de aveia. Prova disso é o aumento de 70% nas vendas do leite baseado no cereal no ano passado.

Em 2018, os consumidores britânicos gastaram 45 milhões de dólares com leite de aveia. A Mintel aponta que o crescimento se acentuou de forma surpreendente nos últimos dois anos.

“O crescimento deste segmento faz parte de um movimento que está priorizando produtos baseados em plantas, impulsionado por preocupações éticas, ambientais e de saúde”, informa a Mintel.

A empresa acrescenta que leite de coco e de amêndoas também registraram bom crescimento em 2018 – com aumento de 16% nas vendas de leite de coco e 10% nas vendas de leite de amêndoas em comparação a 2017.

Uma das marcas que têm se beneficiado com esse boom é a sueca Oatly, que vendeu 90% mais leite de aveia em 2018. No ano passado, a fabricante recebeu da agência governamental sueca Vinnova o equivalente a 380 mil dólares.

O recurso foi destinado para a Oatly iniciar um projeto de aproveitamento dos resíduos da produção de leite de aveia, transformando-os em bens de consumo reaproveitáveis e sustentáveis .

A Oatly começou inclusive a trabalhar em um projeto que transforma os resíduos de aveia em energia renovável.

“O único caminho para o futuro enquanto sociedade depende de ampliar o questionamento e rever o modo como as coisas são feitas em relação à sociedade em geral, mas mais especificamente em relação a como nós humanos nos relacionamos com nossos sistemas alimentares e o planeta”, enfatiza a Oatly.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *