Curitiba ganha fábrica de bioplásticos que se desintegram em seis meses

A fibra desenvolvida pela ERT em substituição ao plástico convencional recebeu o nome de Short Fiber Reinforced Polymer (Foto: Divulgação/ERT)

Curitiba (PR) ganhou recentemente uma fábrica de bioplásticos da Earth Renewable Technologies (ERT), empresa que já investe no desenvolvimento desses produtos nos EUA e na Europa.

Segundo o empresário Kim Gurtensten Fabri, o bioplástico da marca se desintegra em não mais do que seis meses e é produzido a partir de plantas e de outras matérias renováveis agrícolas.

“Nosso biopolímero patenteado foi desenvolvido por cientistas químicos com profundo apreço pela natureza. Os materiais à base de plantas são uma solução sustentável para embalagens à base de petróleo, economizando nossos recursos e ajudando o planeta.”

Produção da ERT começou há 11 anos

De acordo com Fabri, os produtos começaram a ser criados nos EUA há 11 anos, como resultado de uma parceria com a Clemson University, da Carolina do Sul, visando reduzir a dependência de plásticos de origem fóssil, assim contribuindo para minimizar o impacto ambiental desses materiais.

A fibra desenvolvida pela ERT em substituição ao plástico convencional recebeu o nome de Short Fiber Reinforced Polymer – pela sua capacidade de modificar o desempenho dos biopolímeros, permitindo que seja usada na criação de produtos que até então não encontravam equivalência em versões de origem não fóssil.

“Pensar na saúde do nosso planeta não é inovação nem futuro. É sobre pensar em agir hoje e agora para que exista um amanhã. É hora de pensar em sustentabilidade, minimizando nossa pegada de carbono e reduzindo o desperdício.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *