Categorias: NotíciasSaúde

Dieta à base de vegetais pode retardar envelhecimento

Um estudo publicado na revista científica BMC Medicine conclui que uma boa dieta à base de vegetais, ou seja, sem alimentos de origem animal, oferece benefícios epigenéticos e pode retardar o envelhecimento.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 44 gêmeos idênticos. Enquanto um deles adotava uma dieta à base de vegetais, o outro continuava consumindo alimentos de origem animal. Os melhores resultados foram obtidos entre aqueles que adotaram a dieta à base de vegetais.

“Respostas distintas foram observadas, com a coorte vegana apresentando reduções significativas na aceleração geral da idade epigenética, alinhando-se com os efeitos antienvelhecimento das dietas à base de vegetais”, consta no estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Stanford.

Uma observação feita no estudo foi que mesmo em curto prazo a dieta à base de vegetais já oferece benefícios epigenéticos. “Nesta análise epigenética de um inicial ensaio clínico randomizado, observamos mudanças significativas, sugerindo benefícios vantajosos de envelhecimento a curto prazo para uma dieta vegana com restrição calórica em comparação a uma dieta onívora.”

A conclusão é vista como importante porque demonstra o potencial dos testes epigenéticos em fornecer insights personalizados sobre o impacto da nutrição no envelhecimento celular, permitindo intervenções dietéticas direcionadas a otimizar a saúde e o bem-estar.

O estudo mostra que uma dieta à base de vegetais, associada a outros melhores hábitos, pode influenciar positivamente as expressões dos genes. A análise epigenética tem sido cada vez mais utilizada para avaliar como o estilo de vida influencia o funcionamento de nossos genes.

A epigenética é considerada importante porque mostra como mudanças no estilo de vida, e que influenciam o funcionamento do material genético humano, podem também resultar em mudanças em oposição à predisposição ao desenvolvimento de problemas de saúde e de doenças.

Observações

A idade epigenética é determinada por alterações no DNA ao longo da vida, afetando a atividade de um ou mais genes, embora não modifique a sequência do DNA.

Os marcadores epigenéticos são responsáveis por ativar e desativar os genes e podem ser influenciados a partir de fatores como a alimentação.

Clique aqui para ter acesso ao estudo “Unveiling the epigenetic impact of vegan vs. omnivorous diets on aging: insights from the Twins Nutrition Study (TwiNS)“.

Leia também:

OMS destaca benefícios de uma dieta sem carne e sem laticínios

Estudo conclui que veganos são mais saudáveis

Dieta à base de vegetais é benéfica à memória

Consumo de carne pode aumentar risco de demência

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

2 semanas ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

3 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

4 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

1 mês ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

2 meses ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

3 meses ago