Um estudo publicado na revista científica BMC Medicine conclui que uma boa dieta à base de vegetais, ou seja, sem alimentos de origem animal, oferece benefícios epigenéticos e pode retardar o envelhecimento.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 44 gêmeos idênticos. Enquanto um deles adotava uma dieta à base de vegetais, o outro continuava consumindo alimentos de origem animal. Os melhores resultados foram obtidos entre aqueles que adotaram a dieta à base de vegetais.
“Respostas distintas foram observadas, com a coorte vegana apresentando reduções significativas na aceleração geral da idade epigenética, alinhando-se com os efeitos antienvelhecimento das dietas à base de vegetais”, consta no estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Stanford.
Uma observação feita no estudo foi que mesmo em curto prazo a dieta à base de vegetais já oferece benefícios epigenéticos. “Nesta análise epigenética de um inicial ensaio clínico randomizado, observamos mudanças significativas, sugerindo benefícios vantajosos de envelhecimento a curto prazo para uma dieta vegana com restrição calórica em comparação a uma dieta onívora.”
A conclusão é vista como importante porque demonstra o potencial dos testes epigenéticos em fornecer insights personalizados sobre o impacto da nutrição no envelhecimento celular, permitindo intervenções dietéticas direcionadas a otimizar a saúde e o bem-estar.
O estudo mostra que uma dieta à base de vegetais, associada a outros melhores hábitos, pode influenciar positivamente as expressões dos genes. A análise epigenética tem sido cada vez mais utilizada para avaliar como o estilo de vida influencia o funcionamento de nossos genes.
A epigenética é considerada importante porque mostra como mudanças no estilo de vida, e que influenciam o funcionamento do material genético humano, podem também resultar em mudanças em oposição à predisposição ao desenvolvimento de problemas de saúde e de doenças.
Observações
A idade epigenética é determinada por alterações no DNA ao longo da vida, afetando a atividade de um ou mais genes, embora não modifique a sequência do DNA.
Os marcadores epigenéticos são responsáveis por ativar e desativar os genes e podem ser influenciados a partir de fatores como a alimentação.
Clique aqui para ter acesso ao estudo “Unveiling the epigenetic impact of vegan vs. omnivorous diets on aging: insights from the Twins Nutrition Study (TwiNS)“.
Leia também:
OMS destaca benefícios de uma dieta sem carne e sem laticínios
Estudo conclui que veganos são mais saudáveis