Pesquisar
Close this search box.

Índia vai ganhar centro de pesquisa de carne cultivada em laboratório

Carne cultivada em laboratório pela Mosa Meat (Foto: Divulgação)

Até 2020, vai ser inaugurado em Mumbai, na Índia, o Centro de Excelência em Agricultura Celular, voltado à pesquisa sobre carne cultivada em laboratório. Ou seja, baseada em amostras de células de animais. A iniciativa, que contribui para reduzir o abate de animais, é resultado de uma parceria entre o Good Food Institute (GFI) e o Instituto de Tecnologia Química de Maharashtra.

O objetivo é ajudar empreendedores e empresas a levarem seus produtos cultivados em laboratório para o mercado. Globalmente, as empresas que fabricam carnes baseadas em células como Memphis Meats e Mosa Meat estão atraindo milhões em investimentos de investidores como Bill Gates, Richard Branson, Google Ventures e gigantes da indústria como Cargill e Tyson Foods, de acordo com o GFI.

“Como esses pioneiros continuam inovando e se voltando para o mercado, há uma necessidade de financiamento acadêmico para catalisar pesquisa e desenvolvimento, melhorando o preço, a qualidade e a acessibilidade da carne baseada em células”, informou o diretor executivo da GFI, Varun Deshpande, em um comunicado oficial.

A princípio, a prioridade será o desafio tecnológico enfrentado atualmente pela indústria, como o desenvolvimento e a otimização de linhas de células mais relevantes. “O rápido avanço da indústria como um todo exige uma comunicação acertada entre pesquisadores e empresas que conduzem o desenvolvimento em diferentes áreas”, disse Deshpande.

 

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *