Pesquisa revela que há mais de três milhões de vegetarianos e veganos no Canadá

No Canadá, 2,3 milhões de pessoas se identificam como vegetarianas e 850 mil como veganas (Acervo: Montreal Vegan Festival)

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade Dalhousie, em Halifax, no Canadá, há mais de três milhões de vegetarianos e veganos no país. A emergência do vegetarianismo e do veganismo tem feito a indústria e o comércio repensarem novas abordagens e novas ofertas de alimentos e produtos.

No Canadá, 2,3 milhões de pessoas se identificam como vegetarianas e 850 mil como veganas, e tanto vegetarianos quanto veganos acabam muitas vezes consumindo alimentos e produtos de um mercado análogo. Esses números representam 10% da população canadense, e a estimativa é de que o crescimento seja cada vez maior ano a ano.

Segundo o professor de política e distribuição de alimentos Sylvain Charlebois, que liderou a pesquisa, o que mais preocupa a indústria da carne no Canadá é que a maioria dos vegetarianos e veganos têm menos de 35 anos, o que significa que o número de pessoas que não consomem alimentos e produtos de origem animal só tende a aumentar.

“É provável que eles criem filhos da maneira que estão se alimentando”, disse Charlebois em entrevista ao programa matinal Your Morning, da CTV. A pesquisa revela também que a principal razão pela qual as pessoas estão abdicando do consumo de carne é a preocupação com o bem-estar animal. “Quando as pessoas que não conhecem a realidade das fazendas veem imagens de abuso de animais, isso pode influenciar suas percepções sobre o consumo de carne”, explica o professor, acrescentando que preocupações ambientais e a saúde também são fatores de influência.

Além disso, com mais acesso à informação, é uma tendência natural. “Não me lembro da última vez que li um estudo sugerindo que deveríamos comer mais carne. A evidência científica parece ser bastante forte, incentivando as pessoas a consumirem mais proteínas vegetais”, declarou Sylvain Charlebois.

Até mesmo empresas tradicionais estão entendendo que podem perder mercado se ignorarem a demanda por alimentos isentos de ingredientes de origem animal. Um exemplo é a gigante dos hambúrgueres no Canadá – A & W, que acabou de lançar o vegetariano “Beyond Meat Burger” e um patty à base de ervilhas, arroz e outros ingredientes de origem vegetal.

Sylvain Charlebois sugere que em vez dos pecuaristas e dos produtores de carne verem o veganismo como um modismo ou mesmo um inimigo, eles deveriam se abrir para novas possibilidades de investimento.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *