Notícias

Mercado de queijos vegetais deve registrar crescimento sem precedentes nos próximos anos

“Espera-se que o mercado global de queijo vegano testemunhe um crescimento substancial, devido à crescente demanda da população vegana” (Foto: iDeliciate)

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente pela MarketResearch.biz, o mercado de queijos vegetais deve registrar crescimento sem precedentes nos próximos anos.

Entre os países que o relatório aponta como promissores em relação a esse mercado está o Brasil. “Espera-se que o mercado global de queijo vegano testemunhe um crescimento substancial, devido à crescente demanda da população vegana e da população intolerante à lactose”, informa o relatório.

A pesquisa aponta que até 2027 as empresas que estão investindo nesse mercado têm condições bastante favoráveis de crescimento, considerando o aumento da população que está optando por queijos sem ingredientes de origem animal por fatores diversos.

No entanto, um dos obstáculos desse mercado ainda é o custo de produção mais elevado do que do queijo convencional, o que exige soluções que começam na seleção da matéria-prima.

Por enquanto, em âmbito global, os queijos vegetais que estão em maior evidência e atraindo mais consumidores são baseados em soja, amêndoas, coco, castanha-de-caju, amendoim e avelãs.

O mercado hoje se divide principalmente em tipos de queijos como muçarela, parmesão, cheddar, cream cheese e ricota. A expectativa é de que em especial a muçarela vegetal registre crescimento mais significativo.

Isto porque há uma demanda crescente por alternativas de queijos vegetais na preparação de pizzas e hambúrgueres – o que deve ser alavancado por redes de fast food.

O relatório aponta também que supermercados, hipermercados, lojas especializadas e de conveniência estão abrindo espaço para esse tipo de produto. Há inclusive hipermercados que estão investindo na fabricação de queijos vegetais.

Outro relatório da Research and Markets prevê que esse mercado deve registrar taxa de crescimento anual composta de pelo menos 8% até 2023.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Posts Recentes

Proibição do uso de cães na caça aos javalis avança na Câmara

Ontem (18), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) deu parecer favorável a dois projetos…

12 minutos ago

A gente não come bichinho

Brincava no balanço, apontando os pés para a estrada, quando um frango caiu do caminhão.…

1 hora ago

Ovo vegetal criado em Portugal pode chegar ao mercado brasileiro

Em Portugal, Mayla Araújo e Daniel Abegão criaram um ovo vegetal à base de soja…

21 horas ago

Ativistas denunciam que girafas não poderiam ter sido importadas

De acordo com o movimento Liberdade para as Girafas, as 18 girafas enviadas para o…

23 horas ago

Na Semana do Meio Ambiente, Mostra Ecofalante traz 20 filmes premiados

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho.…

1 dia ago

Uma criança que queria salvar os animais

Na meninice, os animais se transformavam em nuvens, fugindo de tudo que poderia doer. “E…

1 dia ago