Ministério do Meio Ambiente afirma que puxar carroça é benéfico aos animais

(Foto: Ascom Araraquara)

Autor de um projeto de lei que visa a proibição do uso de veículos de tração animal nas áreas urbanas das cidades brasileiras, ontem (10) o deputado federal Célio Studart (PV-CE) divulgou a resposta que recebeu do Ministério do Meio Ambiente ao sugerir a substituição das carroças por alternativas sem uso de animais.

“A utilização de tração animal não pode ser vinculada a ato de abuso ou maus-tratos. Não representa afronta à saúde dos mesmos”, respondeu a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pasta, “trata-se de uma relação íntima e mutuamente benéfica para ambas as espécies (homem-animal)”.

Célio Studart classificou a resposta como surreal, considerando o elevado número de maus-tratos sofridos por animais utilizados para puxar carroça ou charrete no país.

O que consta no projeto de lei

No PL 270/2019, que foi apensado ao PL 6357/2013, do deputado Giovani Cherini (PL-RS), Studart defende a substituição da tração animal por veículo de propulsão humana ou tração elétrica.

“A substituição será precedida de cadastramento dos condutores no órgão competente, que serão encaminhados para a realização de cursos de qualificação profissional, que incentivem a formação de cooperativas e associações”, consta no seu projeto de lei.

“Já existem alternativas feitas com estruturas metálicas aos tradicionais veículos de tração animal, conciliando-se, assim, tanto a fonte de renda dos trabalhadores, quanto o bem-estar dos animais. Por exemplo, no Município de Santa Cruz do Sul (RS), de forma sustentável, já se utiliza uma estrutura metálica, de tração elétrica, para uma parte da coleta seletiva do lixo.”

Clique aqui para opinar sobre o PL 270/2019

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *