Policiais detêm três homens com 208 animais silvestres na Grande SP

De dez animais retirados da natureza, apenas um chega às mãos do consumidor final (Foto: Polícia Ambiental/Divulgação)

Na segunda-feira, a Polícia Ambiental e a Polícia Civil detiveram três traficantes de animais silvestres em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Com o trio, os policiais encontraram 208 animais – 66 pequenos primatas do gênero Callithrix e 142 pássaros.

Os animais estavam em compartimentos minúsculos, sem água e alimento, e em condições precárias. Os policiais constataram a morte de onze aves – uma delas agonizava no momento da vistoria e recebeu atendimento, porém não sobreviveu.

“Muitos animais são transportados de maneira totalmente inadequada, por causa do espaço, e por longas distâncias. Para não fazerem barulho, os pássaros são sedados, ficando sem ar, comida e ventilação”, explica o tenente Guedes, da Polícia Ambiental.

Os traficantes foram autuados em R$ 2 milhões em decorrência de maus-tratos, mas devem responder pelos crimes em liberdade, como determina a lei.

Crueldade contra os animais é comum no tráfico da fauna silvestre. De acordo com estimativas, de dez animais retirados da natureza, apenas um chega às mãos do consumidor final.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *