Redes de fast food recebem péssimas notas de avaliação em relação ao “bem-estar animal”

Vale lembrar que atualmente mais de 40 bilhões de frangos e galinhas que serão abatidos vivem em gaiolas de bateria (Foto: Divulgação)

De acordo com um relatório divulgado hoje pela organização World Animal Protection (WAP), as redes de fast food que se comprometeram em reduzir o sofrimento dos animais criados para consumo passaram por uma avaliação e no geral receberam péssimas notas de avaliação em relação ao “bem-estar animal”.

Cadeias como Burger King, Starbucks e Subway foram avaliadas como ruins em relação às políticas de “bem-estar animal”. McDonald’s, KFC, Pizza Hut e Nando’s tiveram desempenho qualificado como muito ruim. Já a rede Domino’s ficou em último lugar. Ou seja, as redes de fast food não têm sido realmente transparentes nem se preocupado com a origem dos ingredientes de origem animal utilizados em suas filiais. A pesquisa considerou principalmente ações, prazos e relatórios – mas a maioria não chegou a elaborar relatórios de suas ações.

Além da política de “bem-estar animal” ser controversa, já que de um modo ou de outro os animais criados para consumo ou como fonte de produtos serão mortos precocemente, independente de tratamento, o resultado da pesquisa deixa claro que as grandes cadeias de fast food não parecem preocupadas com as condições em que vivem os animais.

Não é novidade também que a adoção de políticas de “bem-estar animal” acaba servindo como um afago na consciência de quem se sente mal pela realidade dos animais, mas não o suficiente para se abster do consumo de alimentos de origem animal. Talvez, considerando o resultado da pesquisa da World Animal Protection, seja a hora de dar um passo além.

Afinal, o verdadeiro bem-estar animal é aquele em que não relegamos seres sencientes a alimentos e produtos. Vale lembrar que atualmente mais de 40 bilhões de frangos e galinhas que serão abatidos vivem em gaiolas de bateria, ocupando um espaço do tamanho de uma folha de sulfite.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *