Rob Zombie, nove anos de veganismo

“Você tem que parar e pensar sobre as coisas. Afinal, você está vivo” (Foto: Duane Prokop/Getty)

Em entrevista publicada esta semana pela revista GQ, dos EUA, o músico e cineasta Rob Zombie, que se tornou vegano há nove anos, falou, entre outros assuntos, sobre a sua transição para o veganismo, impacto da agropecuária, alimentação e resgate de cabras.

Segundo Rob Zombie, o primeiro passo foi deixar de comer carne ainda na adolescência e porque já não sentia prazer com esse consumo.

“Sempre que me serviam costeletas de porco ou algo assim, o gosto era horrível pra mim. Sofremos uma lavagem cerebral desde o momento em que nascemos. Dizem que os bois e as vacas estão felizes, os porcos estão felizes, todos estão felizes. Aquela velha história de que ‘o velho McDonald tinha uma fazenda’.”

Mas ele assistiu a um documentário e percebeu que a realidade é bem diferente. “Foi a primeira vez que realmente vi como a agropecuária industrial é brutal e nojenta. Eu disse: ‘Pra mim, acabou’”, relatou.

Hoje é ainda mais fácil ser vegano 

Em comparação com nove anos atrás, Rob Zombie crê que hoje é muito mais fácil ser vegano. “E a cada dia a comida fica melhor. Os veggie burgers costumavam ser sem sabor e agora são tão deliciosos.”

Ele aponta que muitas pessoas depreciam saladas porque não aprenderam a consumi-las da melhor maneira. “Crescemos comendo vegetais sem agregar sabor. Quando você tem bons vegetais preparados da maneira certa, ficam super deliciosos”, frisou.

Segundo Rob Zombie, muitas pessoas evitam pensar sobre o impacto da agropecuária, incluindo as consequências para a nossa saúde, e qualifica isso como problemático. “Você tem que parar e pensar sobre as coisas. Afinal, você está vivo.”

Parceria com a PETA no resgate de cabras  

Em entrevista a Danielle Cohen, Rob Zombie relatou que começaram a cuidar de cabras, resgatadas de situações de maus-tratos ou que seriam abatidas, por iniciativa de sua esposa, a também artista Sheri Moon.

“Havia três cabras que precisavam de um lar e elas estavam bem perto de nossa fazenda na Costa Leste, então as abrigamos. Já faz algum tempo que trabalhamos com a PETA [Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais], então eles nos contatam: ‘Ah, encontramos esta cabra, está em um lugar horrível, você pode ficar com ela?’ Então nós as acolhemos. É isso que vem ocorrendo”, explicou.

E acrescentou: “Normalmente [esses animais] vêm de algum lugar horrível. Estão assustados, nervosos ou com medo.”

Saiba Mais

Conhecido entre fãs de metal, Rob Zombie, que segue em carreira solo desde 1998, já havia conquistado projeção internacional com a banda White Zombie, fundada em 1985, que mistura heavy metal e metal industrial. Sua carreira como cineasta teve início em 2003, quando ele lançou o filme “House of 1000 Corpses” ou “A Casa dos 1000 Corpos”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *