A rede de cafeterias Starbucks iniciou este mês um teste com cream cheese vegetal nos EUA para avaliar a aceitação do produto. A experiência está sendo feita nos arredores de Seattle (WA) em parceria com a fabricante de queijos veganos Miyoko’s Creamery.
Este ano a marca percorreu algumas cidades dos EUA distribuindo 15 mil sanduíches de queijo vegetal. A iniciativa fez parte da campanha de lançamento de um novo queijo cheddar vegano, além de um queijo picante à base de aveia e batata.
Este ano a Miyoko’s Creamery também iniciou um projeto ousado – levar fazendas leiteiras para o ramo de alternativas à base de vegetais.
“As fazendas [leiteiras] estão fechando, os meios de subsistência estão ameaçados e queremos ajudar o agricultor a se manter fiel à terra”, explicou Miyoko Schinner.
E acrescenta: “Não podemos realmente mudar sem o apoio e participação da comunidade agrícola. Ela é essencial para eliminarmos a agricultura animal e para nos levar a um cenário sustentável e compassivo de suprimentos de alimentos.”
A iniciativa tem o apoio do Farm Sanctuary, de Nova York, que é referência internacional quando o assunto são exemplos bem-sucedidos de resgates de animais e implantação de santuários.