Vegano conquista terceiro título nacional de ciclismo

O atleta vegano Frans Claes conquistou o seu terceiro título nacional de ciclismo em em La-Roche-en-Ardenne, na Bélgica, na semana passada. Claes já havia sido campeão belga em 2015 e em 2016, além de vencer a UCI World Series Marathon em duas edições – na Espanha e em Portugal, em 2017 e em 2019.

“A prova foi perfeita para mim”, disse o atleta ao Great Vegan Athletes, sobre o trajeto de 104 quilômetros. “Eu estava a maior parte do tempo no controle. Sei que a sorte estava do meu lado porque não enfrentei nenhum problema.”

Claes disse ainda que nos últimos 30 quilômetros conseguiu manter um alto ritmo e consolidar a liderança. “Nos 10 quilômetros finais eu ainda tinha força suficiente para manter o ritmo elevado nas subidas íngremes e isso me permitiu evitar riscos nas complicadas descidas.”

O atleta fez a transição para o veganismo em 2009 e disse que “seus resultados e o aumento de seu desempenho provam que uma alimentação vegana é muito benéfica também a longo prazo”.

O atleta já havia dito em outra ocasião ao GVA que sua alimentação é “100% à base de vegetais, sem exceções”, e que ele sempre busca se informar sobre onde pode procurar as melhores opções veganas quando viaja para competir.

“Meu principal motivo para ser vegano é a questão climática, os efeitos que a produção de carne tem sobre o clima, a natureza e seus ecossistemas. Segundo, pelos animais que têm que sofrer e morrer pela necessidade humana de produtos animais. Terceiro, porque economizamos muita energia e podemos alimentar mais pessoas neste mundo, se quisermos.”

No café da manhã, Frans Claes costuma consumir uma diversidade de cereais com leite vegetal. “Misturo com uma banana, maçã, oleaginosas e xarope de bordo. No almoço e no jantar, tento variar com vegetais cozidos e crus e comer o máximo possível de vegetais orgânicos, frutas estação e nuts. Além disso, busco comer sempre grãos integrais e evitar fast-food.”

Ele acrescenta ainda que não abre mão de panquecas com chocolate amargo após um longo treino, principalmente no frio belga.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *