Na semana passada, o atleta vegano Ariel Rosenfeld venceu pela quarta vez a ultramaratona internacional Spartanion 24h, realizada em Tel Aviv, em Israel. “Dessa vez com um resultado oficial de 205.6 km”, publicou Rosenfeld.
Como preparação, o atleta vegano correu 702 quilômetros em 21 dias de treinamento. Para não prejudicar o próprio desempenho, ele não buscou as primeiras posições nas primeiras oito horas da corrida.
Mantendo um ritmo e esforço constantes, Ariel Rosenfeld conseguiu chegar ao primeiro lugar na ultramaratona de 24 horas quando escureceu.
Sua intenção era bater o seu próprio recorde, de 227 quilômetros na Spartanion 24h, no entanto, ele teve de lidar com calor intenso e vento em sentido contrário em parte do trajeto.
Em 2020, Rosenfeld já tinha no currículo quatro vitórias na Sovek Emek, considerada a maior e mais importante ultramaratona de Israel.
O que motivou sua abstenção do consumo de carne em 2011 e a transição para o veganismo em 2012 foi um vídeo do ativista Gary Yourofsky. “Isso colocou um espelho diante de mim.”
Considerado hoje um dos maiores maratonistas da história de Israel, a dieta de Rosenfeld é baseada em frutas, legumes, leguminosas, verduras e uma modesta quantidade de cereais e oleaginosas.
Segundo o atleta, a quantidade depende muito do seu volume de treinamento.
“Virei vegano para parar de contribuir com a morte e com o uso de animais. Não esperava me tornar um melhor atleta. Foi um grande bônus e uma surpresa pra mim, e minha carreira como corredor evoluiu desde então.”