2021 será um grande ano para o mercado de alimentos à base de vegetais

(Foto: Karana/Divulgação)

De acordo com um relatório publicado em outubro pela companhia global ADM, 2021 deve ser um grande ano para o mercado de alimentos à base de vegetais.

A conclusão é baseada em um levantamento global que aponta que 56% dos consumidores estão tentando consumir mais alimentos à base de vegetais.

“Isso está levando as proteínas alternativas a se tornarem um fenômeno cada vez mais popular. A demanda por produtos à base de proteínas de origem vegetal está se expandindo rapidamente”, avalia.

O relatório destaca que 2021 deve ser um ano de grande crescimento não apenas para o mercado de alternativas à carne, incluindo carnes vegetais e substitutos para frutos do mar, mas também queijos vegetais e outros produtos não lácteos.

Para o ano que vem, a ADM também prevê mais investimentos em novas tecnologias de produção de alimentos não animais por impressoras 3D e por fermentação microbiológica, que tem sido uma aliada no desenvolvimento de produtos muito semelhantes às versões tradicionais.

Novos caminhos e mais qualidade

Hoje, os fabricantes de alimentos também estão buscando novos caminhos que se voltam para ampliar a qualidade de seus produtos, assim como ir além do básico, oferecendo versões de alimentos de origem animal que ainda não têm equivalentes entre os produtos à base de vegetais.

“A categoria de alternativas aos laticínios, uma das primeiras líderes em nutrição à base de vegetais está crescendo para abranger outros formatos, como iogurtes, sorvetes, manteigas, pastas e cremes”, pontua a ADM.

No entanto, para se destacar mais nesse segmento a companhia avalia que os fabricantes terão de fornecer mais proteínas do que os produtos lácteos tradicionais, além de apresentar valores nutricionais mais vantajosos em vitaminas, minerais e ingredientes funcionais – como probióticos.

“Os consumidores querem o que há de mais moderno em proteínas alternativas que atendam à sua demanda nutricional, mas também exigem sabor e textura excelentes”, informa.

E acrescenta: “Nossa pesquisa mostra que há muito espaço para oportunidades porque há uma enorme lacuna entre o que os consumidores desejam – incluindo bom sabor – e o que está disponível em novos alimentos à base de vegetais.”

Sustentabilidade também é importante

Outro fator de importância destacado pela ADM é a oferta de produtos mais sustentáveis. Conforme o relatório, 65% dos consumidores desejam ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias.

“Esse é um dos principais motivos pelos quais 32% dos consumidores compram itens produzidos de forma sustentável. A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade.”

Essa também é uma das preocupações que tem feito um número crescente de consumidores repensarem o consumo de carne, considerando a importância da redução das emissões de dióxido de carbono e metano.

“A alimentação voltada a reduzir as emissões de metano do gado, por exemplo, está ajudando a suprir o interesse do consumidor por fontes de proteína mais ecologicamente corretas. Novas práticas agrícolas, como a agricultura regenerativa, estão sendo usadas para enriquecer o solo, resultando na redução do carbono e melhorias no ciclo da água. Materiais renováveis ​​à base de vegetais, como amido de milho e até algas marinhas, estão aparecendo em embalagens como meio de reduzir o volume de lixo nos aterros.”

Saiba Mais

A ADM é uma empresa com atuação global que fornece soluções para a indústria de alimentos e bebidas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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