800 vacas leiteiras morrem em incêndio no Canadá

Chefe do Corpo de Bombeiros de Steinbach, Kelvin Toews, disse que esse provavelmente foi o maior incêndio envolvendo fazendas leiteiras que ele já testemunhou (Foto: Steinbach Online)

Quando há um incêndio em uma fazenda leiteira, qual é a consequência para as vacas mantidas em confinamento? Normalmente elas morrem. E foi isso que aconteceu este mês em uma das maiores fazendas leiteiras de Manitoba, no Canadá, onde um incêndio matou 800 vacas de um total de mil.

De acordo com a CBC, o chefe do Corpo de Bombeiros de Steinbach, Kelvin Toews, disse que esse provavelmente foi o maior incêndio envolvendo fazendas leiteiras que ele já testemunhou, o que exigiu o envolvimento de 60 bombeiros.

Uma das vizinhas, Christina Braun, disse que conseguiu ouvir o desespero das vacas enquanto eram atingidas pelas chamas. “Parecia muito próximo. Pensei que fosse na minha fazenda”, comentou e acrescentou que podia ver luzes piscando e um laranja cintilante, como se o sol estivesse se pondo sobre a linha das árvores entre sua casa e a dos vizinhos.

Na semana passada, membros do grupo Manitoba Animal Save realizaram uma manifestação a noroeste de Steinbach para lamentar a morte das 800 vacas. Eles levaram flores e mensagens às imediações de uma estrada de cascalho perto de onde o incêndio aconteceu.

Alguns dos cartazes traziam frases como: “Nós não esqueceremos” e “As vacas são seres sencientes cujas vidas são importantes”. “Nossa sociedade não valoriza muito a vida das vacas, dos porcos e das galinhas, então as pessoas ficam surpresas ao saber que estamos saindo para prestar um tributo a elas”, declarou Danae Tonge, do Manitoba Animal Save.

Ela disse que incêndios em instalações agropecuárias, que têm resultado em mortes em massa, parecem estar aumentando nos últimos anos em Manitoba. “Esses animais nem deveriam estar naquele lugar”, lamentou Danae.

“Nossa sociedade não valoriza muito a vida das vacas, dos porcos e das galinhas, então as pessoas ficam surpresas ao saber que estamos saindo para prestar um tributo a elas” (Foto: Manitoba Animal Save)

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *