90 cães escapam do matadouro na Coreia do Sul

“A maioria dos animais estava levando uma vida miserável em gaiolas de arame, enquanto outros eram mantidos acorrentados” (Fotos: HSI)

Esta semana, 90 cães escaparam de um triste fim em um matadouro na Coreia do Sul. Os animais foram resgatados de uma fazenda na província de Gyeonggi-do, que está abandonando o mercado de carne de cachorro.

Segundo a organização Humane Society International (HSI), esta é a 15ª fazenda de criação de cães com fins de consumo que eles ajudaram a fechar na Coreia do Sul. “A maioria dos animais estava levando uma vida miserável em gaiolas de arame, enquanto outros eram mantidos acorrentados”, informou.

O proprietário da fazenda, Kwon Tae-young, disse que investir em carne de cachorro hoje é mau investimento no país, porque a demanda é cada vez menor. Ele está recebendo ajuda da HSI para fazer uma transição para outra atividade, e assumindo um compromisso firmado em contrato de 20 anos sem se envolver com a atividade, além de demolir todas as gaiolas onde os animais eram mantidos confinados.

“Em vez de vendê-los para os comerciantes, pensei que seria muito melhor se pudessem viver sua vidas e não serem reduzidos à carne ou utilizados em luta de cães”, enfatizou. Uma das colaboradoras da HSI na Coreia do Sul, Nara Kim, declarou que mais coreanos do que nunca estão se posicionando contra a indústria de carne de cachorro.

“Há pressão sobre o governo para eliminar progressivamente esse negócio cruel”, destacou. Os 90 cães resgatados estão sendo enviados para abrigos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Quinze filhotes devem chegar aos EUA a partir de amanhã (26).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *