Câmara aprova mais um projeto a favor de vaquejadas, rodeios e laço

De acordo com o PL, “são atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira” (Fotos: Getty/UOL/Agência Estado)

Ontem (20) foi aprovado na Câmara dos Deputados mais um projeto a favor de vaquejadas, rodeios e provas de laço. Depois da elevação da vaquejada “à manifestação cultural” em 2016, dessa vez os deputados aprovaram o PL 8240/2017, de autoria do senador Raimundo Lira (MDB-PB), que regulamenta e reconhece essas atividades como “expressões esportivas e culturais”.

Com a reafirmação do apoio do presidente Jair Bolsonaro ao PL, e mais uma vez confirmado no final de semana durante Festa do Peão em Barretos (SP), a previsão é de que a proposta legislativa será sancionada o mais rápido possível.

Conforme matéria final aprovada, são reconhecidos o rodeio, a vaquejada e laço “como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial”, sob a alegação de serem “atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira”.

O PL também beneficia, por extensão, atividades como enduro, hipismo rural, provas de velocidade, cavalgada, cavalhada, concurso de marcha, corrida e polo equestre.

O deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) criticou a proposta, a classificando como um atentado contra os animais. “Votar isso é admitir que, embora estejamos em 2019, pouco evoluiu o ser humano. Imagine puxar o rabo de um animal até que ele seja laçado ao chão, isso é normal?”, questionou.

Em defesa do PL, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que é veterinário e que os animais que participam de “esportes equestres não são maltratados”. “Esses animais são bem alimentados, bem cuidados”, disse.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. E legal , só não deve fazer covardia com os animais , a prática de esporte com animais já acompanha a humanidade desde o princípio do mundo . Antes eles faziam maldades com os eles , mais hoje , somos pessoas mais compreeciva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *