A ciência é importante na defesa dos direitos animais

Foto: Andrew Skowron

São importantes os estudos que proporcionam clarificação sobre o comportamento dos animais, suas maneiras de agir, enfim, viver, principalmente se visam mudar a maneira como vemos os mais desfavorecidos e mais encabrestados, ou seja, aqueles a quem, por espécie, determinamos servilidade.

Então penso no que diz a ciência sobre a senciência e a inteligência animal; sobre as capacidades não humanas e suas multifárias possibilidades. Reconheço como reforços de uma constatação que não distancia-se do que parece-nos tão óbvio.

Num mundo de inferiorização não humana com viés exploratório, e pondero sobre a dominação como fator-perpétuo, porque vida e morte são “trânsitos para lucro e consumo”, como partes de interesse de um sistema perenal, até o óbvio precisa ser esmiuçado para servir como contestação às violências físicas e não físicas impostas aos outros animais.

Porque o reconhecimento aos olhos, à clareza de qualquer consciência predisposta, ainda é insuficiente em um “mundo” que requer “formalização e documentação científica e jurídica que contraponha suas axiomáticas hipocrisias” – não reconhecidas assim, por mais ilógicas que sejam.

E mesmo quando apresentadas são rejeitadas pelos “vazios cômodos da civilidade”, que permite-me também uma percepção de incivilidade, que creio ser mais condizente com essa falha de nosso tempo quando refere-se à inconsideração sobre quem não somos, portanto, rejeitamos (como indivíduos) ou apequenamos.

Quando tais hipocrisias são legitimadas, logo naturalizadas, não são vistas como hipocrisias, e porque o mundo civilizado articula-se muito por aparências e incongruências, porque as aparências se percebidas como desconectadas de uma construção do real evocam com clareza o máximo de nossos equívocos. E não é esse pensamento que acompanha-nos quando vemos nos animais sujeitos de direitos?

Mas, se nos educamos sobre isso, e surge um efeito extensivo, há melhores condições de enfraquecer as demandas de fragilização das contestações a essa arbitrariedade. Assim, a nocente resistência jurídica ou de qualquer outra ordem não teria como perseverar, como é comum hoje.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *