Abaixo-assinado contra retorno dos rodeios a Sorocaba (SP) ganha apoio nacional

No abaixo-assinado é destacado que os rodeios não podem retornar a Sorocaba porque os maus-tratos são intrínsecos às atividades ligadas às provas do evento (Foto: Reprodução)

Um abaixo-assinado contra a aprovação do Projeto de Lei (PL) 213/2021, que prevê o retorno dos rodeios a Sorocaba (SP), está ganhando apoio nacional na plataforma change.org. A iniciativa é uma oposição ao uso de animais como entretenimento.

Aprovada por apenas um voto de diferença, a proposta do vereador Vinícius Aith (PRTB) teve o resultado contestado pelo vereador Cícero João (PTB), que entrou com mandado de segurança argumentando que o projeto de lei não obteve maioria simples de votos.

Ainda assim, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), sancionou esta semana o PL dos Rodeios. Dos nove votos favoráveis, cinco foram de vereadores do seu partido – Silvano Junior, Cristiano Passos, Fábio Simoa, Luís Santos e Vitão.

Também votaram a favor Dylan Dantas (PSC), Ítalo Moreira (PSC) e Rodrigo do Treviso (PSL), além do autor Vinícius Aith (PRTB). No abaixo-assinado é destacado que os rodeios não podem retornar a Sorocaba porque os maus-tratos são intrínsecos às atividades ligadas às provas do evento.

“Não podemos aceitar esse retrocesso”

“Sorocaba tem tudo para se tornar referência em termos de desenvolvimento ambiental e de proteção animal. Não podemos aceitar esse retrocesso”, diz Laís Lemes, que criou o abaixo assinado em nome do Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah), Associação Anjos e Protetores de Sorocaba, Nação Vegana Brasil, ONG Abração Animal, ONG Bendita Adoção, Ecotrabalhismo Paulista, Comissão de Conscientização e Defesa Animal e Comissão de Meio Ambiente da 24ª Ordem dos Advogados do Brasil.

“Os rodeios interessam somente a grupos econômicos ligados ao setor. Rodeio não é cultura, não é esporte. Rodeio é tortura”, frisa o abaixo-assinado.

O retorno dos rodeios a Sorocaba prevê a realização de provas de montarias, de três tambores, rédeas e cutiano, além de team penning, work penning, cavalgada, hipismo e provas com touros. Vale lembrar que o rodeio foi proibido em Sorocaba em 2009.

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. Deixem de ser ignorantes. Esses animai de rodeio são muito melhor tratados que todos que estão ali. O animal vale muito dinheiro então jamais o dono do boi vai permitir que judiem dele, porque ele é o dinheiro do dono. O rodeio é uma dos maiores geradores de emprego, tento para o peão que monta no boi, quanto pra o porteiro, pro laçador, veterinário, juiz de rodeio, seguranças, montadores de estrutura, comerciantes que vendem comidas no local, cantores que fazem show e sua banda e tudo mais por trás do rodeio. Não sejam tolos. A corda não amarra o saco no animal. Ninguém na face da terra pularia se tivesse os testículos apertados, pelo conteria, qualquer um que tivesse seus genitais apertados, se encolheriam. O animal pula pq tem uma corda de lã em sua virilha e coça, quando a corda cai ele para de pular de acabou, o animal só trabalha até 8 segundos talvez duas ou 3 vezes por semana. Não sejam tolos, rodeio é cultura e a questão de mau tratos, não parte do rodeio. Há pessoa boas e más e vai de cada indivíduo. Por favor, busquem se informarem quem estiver disposto a debater o esse assunto deixo meu número 61981189369

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *