Abaixo-assinado pede fim do hipismo nas Olimpíadas

“No hipismo os cavalos são explorados, forçados a exercerem comportamentos não naturais e sofrem desde a doma até as provas” (Foto: Brendan Moran/Sportsfile)

Um abaixo-assinado criado pelo movimento Nação Vegana Brasil e pelo ativista Rafael Tortella pede ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, para excluir o hipismo das Olimpíadas.

“As agressões sofridas por Saint Boy pelas mãos da alemã Annika Schleu e sua técnica Kim Raisner nos Jogos Olímpicos de Tóquio horrorizaram o mundo, e são apenas uma parcela dos problemas intrínsecos à prática da equitação”, consta no abaixo-assinado no site Change.org.

“No hipismo os cavalos são explorados, forçados a exercerem comportamentos não naturais e sofrem desde a doma até as provas”.

Segundo o Nação Vegana Brasil, entre os problemas associados à prática estão sangramento nasal (como o cavalo Kilkenny em Tóquio), lesões musculares e ósseas, rompimento de tendões e ligamentos, problemas em articulações, hemorragias pulmonares, úlceras e convulsões. Também são citados os riscos de ataque cardíaco e morte instantânea.

Eutanásia e embocadura 

“Quando a lesão prejudica a performance, é frequente a eutanásia, como no caso do cavalo Jet Set nas Olimpíadas de 2021, sacrificado após lesão que o deixou manco, mesmo que seja possível tratar até de cavalos amputados”, lamenta o NVB.

“A embocadura é um instrumento para causar dor na boca do cavalo. Durante a execução das atividades equestres, temos que entender que o cavalo sempre é conduzido pela dor”, afirma David Castro, ex-cavaleiro e autor do livro “El Silêncio de los Caballos”.

A embocadura pode gerar cerca de 40 doenças e mais de 100 comportamentos negativos no cavalo, segundo os estudos do veterinário Dr. Robert Cook, também referenciados pelo abaixo-assinado.

Clique aqui para ter acesso ao abaixo-assinado e para saber mais a respeito.

Cavalo sacrificado nas Olimpíadas é um problema de exploração animal

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *