Abaixo-assinado pede fim do rodeio em Barretos (SP)

“Isto representa risco para a vida desses animais e também para a dos peões dentro das arenas, podendo ocorrer fraturas, pisoteamento, perfurações e até a morte”, informa o Nação Vegana Brasil (Foto: Érico Andrade/G1)

Um abaixo-assinado criado pelo movimento Nação Vegana Brasil pede o fim do uso de animais como entretenimento na Festão do Peão de Barretos (SP), que este ano será realizada do dia 28 de outubro a 2 de novembro.

“O rodeio em Barretos é composto por seis modalidades, cinco são com cavalos e uma com touros. Tanto os cavalos quanto os touros que são submetidos às provas estão sujeitos a lesões. Isto representa risco para a vida desses animais e também para a dos peões dentro das arenas, podendo ocorrer fraturas, pisoteamento, perfurações e até a morte”, informa o movimento.

E acrescenta: “Há muitas formas de proporcionar entretenimento. Os eventos podem continuar com shows, sem o uso de animais, sem riscos, acidentes e mortes.”

O Nação Vegana Brasil lembra também que tem crescido a oposição à realização de rodeios no país; em consequência de uma percepção que envolve as implicações dessas práticas para os animais que são vítimas de um tipo de exploração em benefício humano.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que criou o Dia Nacional do Rodeio, que será comemorado este ano no dia 4 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial dos Animais. A Lei 13.922/2020 é resultado de uma proposta do deputado Capitão Augusto (PL-SP). Vale lembrar que o rodeio não é parte da identidade cultural brasileira, já que se trata de prática importada dos EUA.

Morte em 2011

Em 2011, um bezerro sofreu uma grave lesão durante a prova bulldog (quando o animal tem seu pescoço imobilizado por um peão que usa a força dos braços) na Festão do Peão de Barretos e foi sacrificado.

Artistas que se apresentarão na Festa do Peão este ano

Entre os artistas que se apresentarão este ano em Barretos estão Alexandre Pires,
Bruno & Marrone, Mato Grosso & Mathias, Jorge & Mateus, Marília Mendonça, Pedro Sampaio, Zé Neto & Cristiano, Edson & Hudson, César Menotti & Fabiano, Rionegro & Solimões e Gusttavo Lima.

Clique aqui para apoiar o abaixo-assinado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

5 respostas

  1. Deveria amarrar o saco dos peão e soltar na arena para ver eles pulando ia ser mais engraçado !
    🚫Não aos maus tratos isso e covardia contra os animais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *