Ação sem precedentes pode acabar com a matança de golfinhos no Japão

Cena do documentário “The Cove”, que trouxe visibilidade à crueldade da caça de golfinhos no Japão

Na quarta-feira, a organização japonesa NGO Life Investigation Agency e a Action for Dolphins, da Inglaterra, entraram com uma ação sem precedentes no Japão, depois de apresentarem evidências de que os pescadores estão rotineiramente violando as leis de bem-estar animal e ultrapassando o limite de cotas de caça aos golfinhos estabelecido pelo governo.

As duas organizações defendem que há informações consistentes no processo para suspender a caçada anual de golfinhos em Taiji, uma cidade baleeira na costa do Pacífico. O que também pode contribuir para proibir a caça em todo o país é que sob a atual legislação japonesa os golfinhos estão na mesma categoria dos peixes – o que é um erro.

O processo traz provas que deixam claro que os golfinhos são mamíferos, logo a crueldade imposta a eles é ilegal, já que contraria a legislação japonesa de proteção aos mamíferos, de acordo com a diretora-executiva da Action for Dolphins, Sarah Lucas.

A ação também aponta abuso de poder do governador da província de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, que supostamente extrapolou a cota de permissões para pescadores, também violando as leis de bem-estar animal do Japão. O jornal britânico The Guardian tentou entrar em contato com Nisaka para saber qual é a posição do governo, mas ninguém quis comentar sobre o assunto.

“Não se trata de lançar suspeitas sobre o Japão, mas sobre o cumprimento das leis do país”, justifica Angie Plummer, da Action for Dolphins. Nos últimos dez anos, aparentemente, o que trouxe visibilidade para a realidade da caça de golfinhos em Taiji foi o documentário “The Cove”, que ganhou o Oscar em 2009, e se popularizou pela cena de um mar vermelho de sangue de golfinhos, que não mostra resquícios de vida marinha.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *