Açougueira publica foto sorrindo ao lado de um porco morto e atrai reação negativa

O que incomodou veganos e ativistas dos direitos animais é que ela aparece sorrindo e fazendo brincadeiras nas fotos com os animais mortos (Foto: Dominique Rioux/Facebook)

Em Montreal, no Canadá, onde o veganismo e a preocupação com o bem-estar animal cresce a cada ano, uma açougueira achou que seria uma boa ideia publicar uma foto sorrindo enquanto segura as orelhas de um porco morto e comenta: “Fale ‘porquês’ comigo”. Essa atitude foi o suficiente para desencadear o que a CBC News definiu ontem como um “campo de batalha”.

Dominique Rioux, de 26 anos, é açougueira e também atua como chef do restaurante Le Gras Dur, em Villeray, e costuma publicar vídeos e fotos do seu trabalho no Facebook e no Instagram. No entanto, o que incomodou veganos e ativistas dos direitos animais é que ela aparece sorrindo e fazendo brincadeiras nas fotos com os animais mortos.

“Sou realmente apaixonada por comida, e quero mostrar às pessoas as coisas e ensiná-las”, justificou. Porém, quem tem uma perspectiva pró-animais ou mais sensível faz outra leitura das atitudes de Dominique – e é exatamente isso que tem atraído atenção negativa para a jovem.

Veganos e ativistas dos direitos animais defendem que não se trata apenas de uma pessoa apaixonada por comida divulgando o próprio trabalho, mas sim alguém endossando o desrespeito à imagem de um animal que morreu contra a sua própria vontade. Afinal, a sátira ou o deboche não deve ser uma prerrogativa de quem atua profissionalmente nesse ramo – muito pelo contrário.

Dominique Rioux disse que tem recebido ameaças por causa de suas fotos, inclusive de pessoas que afirmaram que vão fazer campanha para tirá-la desse negócio. Segundo a CBC News, muitas pessoas a atacaram como pessoa, não como profissional – dizendo que ela merecia morrer, que era cruel e sem coração. O jornal também fala em uma suposta ameaça de incêndio.

Em tempos de mais conscientização sobre o bem-estar animal, veganos e ativistas enfatizam que a atitude de Dominique não contribui em nada para minimizar o desrespeito à vida não humana. No entanto, outros apontam também que críticas às suas atitudes podem ser feitas, mas não com ameaças de violência – argumentando que isso, além de ser incoerente com o veganismo, não contribui para a causa dos direitos animais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *