Adolescente vegana vence o Prix Liberté e doa prêmio de mais de R$ 100 mil para ONGs

“Estamos aqui para informar que a mudança climática está chegando, quer você goste ou não. O verdadeiro poder pertence ao povo” (Acervo: Fridays for Future)

A adolescente vegana Greta Thunberg, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, foi anunciada ontem como a vencedora do Prix Liberté, que reconhece o esforço de pessoas comprometidas com a luta pela liberdade e pelos direitos humanos. O prêmio é coordenado pelo governo da região francesa da Normandia em parceria com autoridades acadêmicas, o jornal Quest France e o Instituto Internacional de Direitos Humanos.

Greta, que hoje coordena o Fridays for Future, agradeceu a premiação e decidiu doar o prêmio de aproximadamente R$ 108 mil para as ONGs Care, Greenpeace, Adaption Fund e 350.org. A ativista sueca começou sozinha em agosto do ano passado um trabalho de conscientização sobre o clima, e desde então tem inspirado muitos. No mês passado, ela coordenou o School Strike for Climate Change, uma mobilização global que visa chamar a atenção para as mudanças climáticas e que contou com a participação de centenas de milhares de estudantes de 1659 cidades de 105 países.

Greta Thunberg ficou conhecida internacionalmente no ano passado quando viajou até Katowice, na Polônia, para participar da Conferência do Clima da ONU. Na ocasião, a adolescente disse aos líderes de aproximadamente 200 países que eles estão roubando o futuro de seus filhos ao não se empenharem como deveriam para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e impedir o aquecimento global.

“Somos nós que vamos viver neste mundo. Se eu viver até os 100 anos, estarei viva em 2103 e teremos que conviver com a bagunça deixada pelas gerações mais velhas. Nós vamos ter que resolver isso pra eles. Isso não é justo”, discursou.

Depois que se tornou vegana, Greta conseguiu convencer toda a família a adotar o veganismo. Além disso, para reduzir a pegada ecológica, também não viajam de avião. “Estamos aqui para informar que a mudança climática está chegando, quer você goste ou não. O verdadeiro poder pertence ao povo”, disse na conferência.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *