Agropecuária gerou 72% das emissões de CO2 do Brasil em 2019

O SEEG aponta ainda que o Brasil terminará 2020 bem distante da meta de reduzir o desmatamento da Amazônia (Foto: Greenpeace)

De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), vinculado ao Observatório do Clima, a agropecuária gerou 72% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do Brasil em 2019.

Os dados são preocupantes, considerando que isso significa 598,7 milhões de toneladas do gás de efeito estufa que é determinante para elevar a temperatura média global.

Outro problema apontado é que o Brasil não cumpriu a meta de 2020 na redução das emissões e se distancia cada vez mais da meta definida pelo Acordo de Paris para 2025. Vale lembrar também que o país está entre as seis nações que mais contribuem com as mudanças climáticas no mundo, segundo informações do SEEG.

Esta semana o Observatório do Clima destacou que a agropecuária e o padrão de consumo alimentar respondem por um terço da produção global de gases do efeito estufa – como metano e gás carbônico (CO2).

Mesmo com esse quadro, o Brasil contrariou a Política Nacional Sobre Mudança do Clima (PNMC), estabelecida em 2010, e elevou em 28% suas emissões. Somente aquelas geradas por alterações no uso da terra vinculado a atividades agropecuárias tiveram aumento de 64%.

O SEEG aponta ainda que o Brasil terminará 2020 bem distante da meta de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80%.

Saiba Mais

Segundo o Observatório do Clima, 44% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2019 são consequência do desmatamento.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *