Alec Baldwin diz que precisamos nos afastar do consumo de carne se quisermos contribuir com o planeta

“Somando-se às terras destinadas às pastagens, a produção de alimentos de origem animal ocupa mais de 3/4 das terras agrícolas do mundo (Foto: Erik Pendzich/REX/Shutterstock)

Recentemente o ator estadunidense Alec Baldwin publicou um artigo na CNN intitulado “The path to a better planet goes across your plate”, em que ele alerta para a necessidade de mudarmos nossos hábitos alimentares se quisermos contribuir com o planeta.

Baldwin diz que é preciso evitar o consumo desenfreado e se afastar principalmente do consumo de carne, priorizando uma mistura nutritiva de alimentos à base de plantas que exigem menos recursos, menos terras e são melhores para a nossa saúde.

“Uma mudança para uma dieta mais rica em vegetais pode ajudar a salvar o planeta. Assim não poderemos mais levantar as mãos em resignação e dizer que os desafios ambientais globais estão além do nosso controle, que somos apenas uma pessoa, ou que nossas decisões individuais não podem ter um impacto cumulativo significativo”, defende.

O ator destaca que um terço das terras cultiváveis do mundo é usado para cultivar alimentos para animais em vez de frutas, oleaginosas, vegetais e grãos integrais que poderiam ampliar o número de pessoas saudáveis no mundo:

“Somando-se às terras destinadas à agropecuária, a produção de alimentos de origem animal ocupa mais de 3/4 das terras agrícolas do mundo, e a demanda global por carnes e laticínios continua aumentando, impactando nas florestas remanescentes do mundo. E aqui está outro fato: por grama de proteína, produzir carne bovina requer 20 vezes mais terra do que produzir feijão.”

Alec Baldwin enfatiza que podemos alimentar o mundo todo com a terra cultivável que já temos. E continua: “Embora nossos sistemas alimentares atuais estejam causando grandes danos ao planeta, bem como à nossa saúde, isso não precisa ser assim. Existe um caminho melhor que começa com as nossas dietas. Agora, o que você vai fazer sobre isso?”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *