Alemães estão consumindo cada vez menos carne

Por outro lado, o veganismo segue em expansão na Alemanha (Foto: Deutsche Welle)

Embora os alemães sejam conhecidos como “amantes da carne”, um relatório oficial publicado recentemente pelo Escritório Estatístico Federal, o Destatis, informa que os alemães estão consumindo cada vez menos carne. A queda tem oscilado de um a dois quilos a menos per capita ao ano.

Segundo o relatório, o consumo de carne começou a cair na Alemanha em 2011, com quedas mais acentuadas entre os anos de 2015 e 2016. E com a redução nesse consumo, houve também queda na produção. Porém, como a média de consumo ainda passa dos 50 quilos por pessoa/ano, a Fundação Heinrich Böll, a Federação Alemã de Meio Ambiente e Conservação da Natureza e o jornal Le Monde Diplomatique enfatizam que o consumo precisa cair ainda mais. De acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), a Sociedade Alemã de Nutrição também defende reduções cada vez mais significativas do consumo de carne.

Por outro lado, o mercado vegano segue em expansão na Alemanha. Em 2016, a Mintel realizou e divulgou uma pesquisa global qualificando a Alemanha como o país mais inovador na elaboração e lançamento de bebidas e alimentos veganos – respondendo por 18% das novidades no mercado vegano global, seguido pelos Estados Unidos com uma contribuição de 17% e Reino Unido em terceiro lugar – com 10%.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *