Alicia Silverstone protagoniza campanha contra o uso de animais na produção de roupas

A atriz Alicia Silverstone é a protagonista de uma nova campanha da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) contra o uso de animais na produção de roupas. Segundo a mensagem da campanha, Alicia diz que “prefere ficar nua a usar qualquer coisa de origem animal”. Ela recomenda que os consumidores optem por tecidos de origem não animal, principalmente de origem vegetal, que é o foco da iniciativa.

“Há uma ideia de que o couro é de alguma forma melhor para a Terra, mas o que eles não percebem é que a quantidade de recursos, água, combustível para transporte e a quantidade de energia necessária para fazer o couro são absurdas.”

Segundo Alicia Silverstone, é importante ter consciência do impacto do uso de artigos de origem animal para os animais, mas também é preciso ter consciência do impacto desses produtos na Terra. “Porque todos temos que viver nela, os animais e nós, e sem ela estamos ferrados.”

De acordo com a PETA, o couro de mais de um bilhão de animais abatidos é utilizado hoje na indústria global de vestuário, sendo difícil até identificar de qual animal é procedente. “Como a origem da pele quimicamente tratada normalmente não é rotulada, é difícil saber de quem realmente veio”, reforça.

“A produção de couro não é apenas cruel para os animais, mas também destrói o meio ambiente. Criar animais apenas para matá-los para usar partes de seus corpos requer grandes quantidades de alimentos, pastagens, água e combustíveis fósseis. Os animais nas fazendas de hoje geram globalmente 130 vezes mais excrementos do que toda a população humana, sem o benefício de estações de tratamento de resíduos.”

Outro problema é a quantidade de químicos utilizados no tratamento de tecidos de origem animal e que também impactam no meio ambiente.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *