Segundo estudo, alimentação vegana é mais saudável para cães

Conclusão é de pesquisadores da Inglaterra, Alemanha e Austrália

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Heliyon, uma alimentação vegana é mais saudável para cães.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Winchester, na Inglaterra, Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, e Universidade Murdoch, na Austrália.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram dados de cães fornecidos por 2.536 tutores que os alimentavam com carne convencional, carne crua ou uma alimentação vegana por pelo menos um ano.

O percentual de cães que sofriam de distúrbios de saúde foi mais alto em cães que consumiam carne (49% para carne convencional e 43% para carne crua) e menor naqueles que tinham uma alimentação vegana (36%), conforme o estudo.

Enquanto cães que consomem carne podem desenvolver de 8 a até 11 distúrbios de saúde, o risco cai para três em relação àqueles que têm uma alimentação vegana. Ou seja, conforme a publicação, há uma grande diferença das duas primeiras (carne crua ou convencional) em relação à terceira (vegana).

“Cães alimentados com dietas veganas tiveram os melhores resultados de saúde. Essa tendência foi clara e consistente, com cães alimentados com dietas veganas geralmente tendo reduções substanciais e estatisticamente significativas nos riscos em sete indicadores gerais de doença”, consta no estudo.

Para alguns distúrbios, a redução chega a ser de até 61% em comparação com cães alimentados com carne. “Após reunir nossos resultados com estudos relacionados publicados até o momento, a comida vegana para cães foi consistentemente associada a riscos reduzidos de vários distúrbios de saúde. Nenhum distúrbio de saúde foi consistentemente mais prevalente em cães alimentados com dietas veganas.”

Os autores, Andrew Knight, Alexander Bauer e Hazel J. Brown, pontuam que, impulsionadas pela demanda dos consumidores, as empresas estão desenvolvendo uma variedade de dietas alternativas que levam em conta hoje preocupações como sustentabilidade ambiental e impacto no bem-estar dos animais.

“Entre elas, os alimentos veganos para animais de estimação são os mais desenvolvidos. Ao considerar se deve escolher dietas alternativas, os resultados de saúde são a principal preocupação do consumidor.”

Em sete indicadores gerais de doença e 22 distúrbios específicos de saúde, os cães com uma alimentação vegana tiveram melhores resultados de saúde, o que revela também que esse tipo de alimentação tem levado mais em conta o que é benéfico para esses animais do que comumente ocorre na oferta de outros tipos de alimentação.

“Cães alimentados com dietas veganas tiveram chances significativamente menores de sofrer de múltiplos distúrbios de saúde (seis, em comparação com cães alimentados com carne convencional, e dois, em comparação com cães alimentados com carne crua)”, apontam.

“Cães alimentados com dietas veganas tiveram chances significativamente maiores de sofrer de apenas um único distúrbio de saúde, quando comparados a cães alimentados com carne convencional, e também apenas um único distúrbio (idêntico), quando comparados a cães alimentados com carne crua.”

Eles também observam que vários estudos demonstraram deficiências ou desequilíbrios nutricionais e riscos de patógenos associados às dietas de carne crua.

“Consequentemente, ao considerar coletivamente as evidências relativas à carne convencional, carne crua e dietas veganas, do nosso estudo e de outros nesse campo, as dietas mais saudáveis ​​e menos perigosas para cães são as dietas veganas nutricionalmente sólidas. No entanto, para salvaguardar a saúde, dietas de todos os tipos devem sempre ser formuladas para serem nutricionalmente completas e balanceadas, e de acordo com os padrões de melhores práticas.”

Clique aqui para ter acesso ao estudo “Vegan versus meat-based dog food: Guardian-reported health outcomes in 2,536 dogs, after controlling for canine demographic factors“.

Leia também:

Dieta à base de vegetais pode ser mais benéfica para os cães

Segundo estudo, pugs são menos saudáveis que outros cães

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma doação à Vegazeta.
Sua contribuição é importante para o nosso trabalho.