Mercado varejista de alimentos à base de plantas movimenta US$ 4,5 bilhões nos EUA

O interesse crescente em produtos à base de plantas está aproximando cada vez mais a indústria de alimentos sem ingredientes de origem animal da população em geral (Foto: Civil Eats)

De acordo com pesquisa publicada ontem pelo Good Food Institute (GFI), e realizada em parceria com a Plant Based Food Association (PBFA), o mercado varejista de alimentos à base de plantas já está movimentando 4,5 bilhões de dólares só nos Estados Unidos. Ou seja, cinco vezes mais do que em 2018.

O interesse crescente por produtos à base de plantas está aproximando cada vez mais a indústria de alimentos sem ingredientes de origem animal da população em geral – o que significa que o momento atual é de ampliar a variedade e acessibilidade.

A pesquisa avalia que a elaboração de alternativas aos produtos mais consumidos de origem animal é um caminho que deve favorecer o interesse dos consumidores por alimentos à base de vegetais.

Atualmente só as alternativas à carne movimentam pelo menos 800 milhões de dólares nos EUA, e esses produtos estão sendo cada vez mais disponibilizados ao lado dos produtos convencionais – o que acaba despertando no consumidor a possibilidade de escolher o primeiro em vez do segundo e, assim, adotar o consumo da versão de origem não animal.

Em 2018, como consequência da mudança de hábitos de parcela significativa da população, as alternativas à carne tiveram aumento de 37% em vendas. As opções de leite à base de plantas também estão experimentando bom crescimento – respondendo por 13% das vendas totais de leite no varejo.

O que tem contribuído também é o fato de que as vendas de leite sofreram decréscimo de 3% em 2018. Da categoria, os iogurtes vegetais registraram 39% de aumento em vendas; seguidos por sorvetes, com 27%; e queijos, com 19% de aumento.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *