Alimentos descartados viram carne vegetal na Coreia do Sul

As principais matérias-primas na elaboração dos produtos da linha Unlimeat são aveia, grãos (como arroz integral) e oleaginosas (Foto: Unlimeat/Zikooin)

A empresa alimentícia sul-coreana Zikooin lançou há pouco tempo no mercado versões de carne moída, hambúrgueres, linguiças e filés à base de vegetais que seriam descartados.

As principais matérias-primas na elaboração dos produtos da linha Unlimeat são aveia, grãos (como arroz integral) e oleaginosas que não são reaproveitados porque possuem algum tipo de deformidade, assim fugindo ao padrão comercial do mercado.

Segundo a empresa, com esses ingredientes adquiridos diretamente dos produtores, é possível criar produtos com sabor e textura bastante atrativos, e graças a uma tecnologia de “compressão de proteínas”.

Em seu site a empresa apresenta informações sobre o quanto um consumidor é capaz de beneficiar o meio ambiente e poupar recursos naturais ao substituir uma proteína de origem animal pelos produtos vegetais da linha.

A Zikooin, que visa o mercado internacional e está lançando seus produtos nos EUA, afirma ter um compromisso com a sustentabilidade.

Também faz referência ao documentário “The End Of Meat” ou “O Fim da Carne”, do alemão Marc Pierschel, lançado em 2019, ao destacar que um terço dos grãos produzidos no mundo é utilizado como ração, e para animais que serão mortos para consumo, enquanto muitas pessoas sofrem com a fome e a desnutrição.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *