Ameaçado de extinção, pangolim vai ganhar santuário na África do Sul

Trabalho da Fundação Família Ichikowitz pode evitar que os pangolins sejam extintos (Acervo: National Botanic Garden of Belgium)

Ameaçado de extinção, o pangolim, um mamífero coberto por escamas, vai ganhar um santuário na África do Sul. A iniciativa é da Fundação Família Ichikowitz, que se dedica à espécies ameaçadas de extinção.

No mês passado a fundação anunciou que comprou terras perto de Joanesburgo, onde vai ser construído o Pangalorium, um santuário que deve contar também com um centro médico de pesquisa, já que até hoje pouco se sabe sobre as doenças, parasitas e outros problemas que acometem esses animais.

O pangolim é muito visado comercialmente porque suas escamas, que contêm queratina, a mesma proteína encontrada no chifre dos rinocerontes e nas unhas humanas, são usadas na medicina tradicional asiática, mesmo sem comprovação científica de benefícios. Do ano 2000 até hoje, mais de um milhão de pangolins foram mortos por caçadores.

Atualmente, as quatro espécies de pangolins africanos se tornaram ainda mais visadas porque as quatro espécies de pangolins originários da Ásia foram dizimadas, de acordo com informações da Associated Press News. Sendo assim, a realidade mostra que o trabalho da Família Ichikowitz pode ser uma forma efetiva de evitar a extinção dos pangolins.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *