Animais praticam canibalismo por falta de comida em canil municipal na PB

Vídeo disponibilizado pelo Blog do Levi mostra a real situação dos animais. Ao lado, o ofício encaminhado pelo Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Fotos: Divulgação)

Ontem, o Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) denunciou ao Ministério Público (MPPB) e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) que 80 animais do Canil Municipal de Sousa (PB) estão sendo submetidos a situação de maus-tratos e crueldade.

O professor Francisco Garcia, coordenador do Núcleo, relata que os animais, que tiveram a situação registrada também em vídeo, estão praticando inclusive canibalismo em decorrência da falta de comida.

Após receber a denúncia, o Conselho Regional de Medicina Veterinária verificou que o Canil Municipal de Sousa não está registrado no CRMV. Também não possui responsável técnico e por isso vai ser submetido à fiscalização.

O promotor Hamilton de Souza Neves Filho, do MPPB, declarou que o local passou por inspeção na sexta-feira e que foram encontradas irregularidades como falta de comida e água, além de ambiente em más condições de higiene.

Para o Núcleo de Justiça Animal da UFPB, as infrações são o suficiente para o fechamento definitivo do canil e para impor multa ao agente público responsável pela situação. Nesse caso, os animais deveriam ser disponibilizados para adoção.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *