Animais são mortos a tiros em Brumadinho

A ordem é matar animais ilhados, presos na lama ou feridos (Foto: Alexandre Guzanshe/EM)

Ontem à tarde, animais que ainda lutam pela vida após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, começaram a ser mortos. A ação foi confirmada ao Estadão pelo coronel Evandro Geraldo Borges, chefe da Defesa Civil de Minas Gerais.

“O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção”, argumentou Borges.

As execuções estão partindo de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um agente armado dispara contra os animais vivos que é capaz de identificar. A ordem é matar animais ilhados, presos na lama ou feridos, segundo o Estadão.

“Não tem jeito. Tem animal preso, outro com perna quebrada. Temos de fazer escolhas, de retirar as pessoas, ir atrás de sobreviventes. Tudo que está sendo feito foi pensado. É isso”, justificou o coronel.

A iniciativa tem gerado muitos comentários negativos, de pessoas enfatizando que matar os animais em vez de tentar resgatá-los é apenas uma manifestação de indiferença em relação ao valor da vida animal.

Ontem, a ativista Luisa Mell denunciou que ela e outros ativistas foram voluntariamente até Brumadinho, compraram tapumes para o resgate e ainda assim não os deixaram entrar nem para fazer o mapeamento dos animais. Segundo Luisa, a única preocupação da empresa é com a própria imagem: “Eles não querem que as pessoas filmem a tragédia. Não queriam que entrássemos com celular”, lamentou.

É válido lembrar que no último domingo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pediu que a Vale elaborasse um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão. No entanto, o pedido não foi atendido.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

4 respostas

  1. Que horror!!! Colocaram os animais nessa situação, e ainda executam os bichinhos indefesos que nem sequer entendem o que aconteceu pra estarem em uma situação dessa?! Isso é ridículo… Se a missão é resgatar seres com vida porque não pode ser os animais?

  2. Sabe oq é lamentável é que lá tem animais ajudando a encontrar pessoas então já que eles não fazem diferença eu acho desnecessário o uso deles então já que estão feridos é melhor matar doq tentar ajudar olha me desculpa se é possível pensar assim então mata as pessoas feridas também aí quero ver alguém ir lá falar aí tivemos que escolher me poupe é revoltante isso

  3. O brasileiro mais uma vez demonstrando ser o que é: mau caráter, covarde e vil. A Vale do Rio Doce, no que me diz respeito, pode desaparecer do mapa, falir, não deixar rastro de sua maldita existência – são meus mais sinceros votos para essa nefasta empresa. No entanto, a culpa do que está ocorrendo já vem de longa data, pois essa empresa assim como outras de igual quilate NÃO SÃO FISCALIZADAS, nada neste país de faz de conta é, depois temos isso e todos culpam esse e aquele, mas os verdadeiros culpados somos todos nós, povo, que somente pensa em locais para se ganhar dinheiro em detrimento do meio ambiente, das vidas de outras espécies, das matas, das águas…somos um país de maioria ignara, gananciosa, bestial. Eis que de repente o mal se volta contra quem o propaga e contra quem dele se locupleta, em algum momento a cobrança vem, que ninguém se engane, e para essas pessoas e essa empresa ela chegou, sinto pelos inocentes animais e pela natureza devastada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *